Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CAPACITAÇÃO24/04/2015

Capacitação é desenvolvida para municípios de Santa Cecília do Pavão e Santo Antônio do Paraíso

Os participantes planejaram ações em prol da comunidade

Com o objetivo de propiciar ambientes de aprendizagem que estimulem o sentimento e a prática de uma comunidade sustentável, foi desenvolvido pelo Sesi no Paraná a Capacitação na Metodologia de Arranjo Educativo Local, nos dias 14 e 15 de abril, na unidade Sesi/Senai de Assaí,  e contou com a participação de moradores de Santa Cecília do Pavão e Santo Antônio do Paraíso.

clique para ampliarclique para ampliarParticipantes em uma das atividades do Arranjo Educativo Local. (Foto: Divulgação)

Durante a capacitação, os participantes trabalharam de uma forma vivencial e reflexiva as temáticas sobre desenvolvimento humano, fortalecimento de laços e desenvolvimento sustentável. “A ação foi muito importante para o nosso desenvolvimento como profissionais e, principalmente, por nos tornarmos facilitadores responsáveis pela condução e facilitação do processo de aprendizagem a ser desenvolvida no munícipio”, relata Lilian Gabriela Rodrigues Teixeira Avelar, secretária da Secretaria de Ações Públicas e Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Santa Cecília do Pavão.

A funcionária do CRAS de Santo Antônio do Paraíso, Priscila Aparecida Braz da Silva, destacou que a forma descontraída de lidar com os assuntos sérios foi o que a chamou a atenção na capacitação. “A gente tem uma forma muito fixa de passar algo para as pessoas. Então, a metodologia nos ajudou muito para pensar de uma forma diferente do usual, principalmente porque trabalhamos com adolescentes”, destaca. A interação entre os participantes de cidades diferentes também foi relatado por Priscila, que confirma “fui sem saber o que era exatamente essa metodologia e me surpreendeu positivamente”.

Como resultado, os participantes elaboraram um plano de ação a ser realizado no próximo trimestre nos municípios. Em Santa Cecília do Pavão, o foco será para fortalecer os vínculos familiares. “Pretendemos resgatar os adolescentes que estão em vulnerabilidade social e também as famílias, criando um momento de convivência e unindo o laço entre pai e filho”, explica Gabriela. Já em Santo Antônio do Paraíso, uma caminhada para a conscientização e prevenção de drogas será realizada. “A cidade é pequena e percebemos como estamos perdendo os adolescentes para esse mal. Querermos abrir os olhos de todos para esse problema que é tão presente na sociedade”, finaliza Priscila.