Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Castro19/03/2015

Eventos em Castro promovem interação e cidadania

Sesi realizou círculos de diálogo com idosos, jovens e mulheres da região

O município de Castro sediou nos dias 12 e 13 de março, três eventos do Sesi Indústria e Sociedade na cidade: dois Círculos de Diálogo sobre Igualdade de Gênero – ODM3 e um Círculo de Diálogo Geracional. 

clique para ampliarclique
                                          para ampliarCírculo de Diálogo Geracional (Foto: Divulgação)

No dia 12 o Centro de Juventude Wallace Thadeu de Mello sediou o Círculo de Diálogo Geracional com a participação de 120 pessoas entre jovens do próprio Centro, idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Consulesa e do Centro Ocupacional do Idoso (COI). O objetivo foi estimular e facilitar a mútua transmissão de saberes, o respeito às diferenças entre gerações e promover a aproximação entre jovens e idosos para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento local. 

O evento foi orientado pela coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Rosane Fontoura, que ressaltou que a população da terceira idade está aumentando e existem poucas as iniciativas de fomentar ações para interação com a sociedade. O diálogo resgatou com os idosos presentes depoimentos sobre comportamentos e culturas da sua época de juventude instigando eles a pensarem no seu papel na sociedade, valorizando-os. Participaram também jovens de 13 a 16 anos que, após o bate papo (diálogo), incentivaram questionamentos dos adolescentes que também falaram dos seus sonhos e receberam alguns conselhos e estímulos dos idosos presentes.  

De acordo com a orientadora das atividades, Rosane Fontoura, o principal norteador do diálogo segue o conceito do desenvolvimento sustentável que diz a satisfação das  necessidades das gerações presentes não deve comprometer as gerações futuras, um desafio frente ao consumismo além das barreiras que os jovens tinham em conversar com os mais velhos. “No começo, precisamos insistir para que houvesse diálogo entre os participantes. Porém, com o decorrer do tempo e com os relatos apresentados os idosos e jovens conseguiram estabelecer uma relação mais próxima”, ressalta. 

Foi proposto no encontro que outro Círculo de Diálogo fosse realizado para reafirmar o compromisso dos jovens em participar das ações e um baile para os idosos com o DJ jovem. Além disso, outras práticas de voluntariado serão desenvolvidas para que os jovens convivam com pessoas de terceira idade e vice-versa. 

Valorização da mulher e igualdade de gênero 

clique para ampliarclique
                                          para ampliarMulheres da comunidade do Abapã (Foto: Divulgação)

As mulheres dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Abapã e Socavão participaram no dia 13 de março do Círculo de Diálogo de Igualdade de Gênero – ODM3 em comemoração os ao mês da mulher. Estavam presentes 56 mulheres de Abapã (manhã) e 60 de Socavão (tarde). O encontro tinha como objetivo refletir sobre as questões relativas à mulher e debater os temas e projetos para que o município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela ONU. 

A palestrante do evento também foi a coordenadora do CPCE, Rosane Fontoura, que mostrou às participantes informações relevantes sobre o papel da mulher na sociedade (redução da extrema pobreza, educação dos filhos, valorização em relação ao gênero feminino,

clique para ampliarclique
                                          para ampliarMulheres da comunidade do Socavão (Foto: Divulgação)

importância na redução da mortalidade infantil e materna, na sua saúde e da sua família e também como protetora do meio ambiente promovendo o desenvolvimento para todos, preconizados nos objetivos de desenvolvimento do milênio). Além de politicas públicas dos governos, das iniciativas da empresas a sociedade civil organizada cada mulher tem um papel fundamental no desenvolvimento local. De acordo com a coordenadora do CRAS Abapã, Rosimari do Rocio Eduardo da Silva, a atividade foi importante para tirar as participantes da rotina. “Além de motivar as participantes, o evento fez diferença no dia a dia delas, pois trouxe uma atividade diferente da realidade delas”, finaliza Rosimari.