Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CAPACITAÇÃO09/02/2015 - Atualizado em 13/02/2015

Sesi desenvolve capacitação em Coronel Domingos Soares

Os professores do município puderam trabalhar de forma reflexiva e vivencial

Com o intuito de propiciar ambientes de aprendizagem que estimulem o sentimento e a prática de uma comunidade sustentável, nos dias 04 e 05 de fevereiro, os professores da rede municipal de Coronel Domingos Soares, no Paraná, participaram da Capacitação na Metodologia de Arranjo Educativo Local. A ação foi desenvolvida pelo Sesi no Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal de Coronel Domingos Soares, a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Municipal Professora Aurora Fabricio das Neves Tortelli.

clique para ampliarclique para ampliarProfessores participando das atividades da capacitação. (Foto: Divulgação)

A abertura do evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de autoridades como o prefeito Valdir Pereira Vaz; o vice-prefeito, Helio Osmar Costa; a secretária de educação, Neiva de Fatima Lima Suchou; a secretária de cultura, Makieli de Moraes Costa; a secretária de saúde, Marli Bevilacqua Maito; o diretor de administração, Glênio Jose Maito; a vereadora e professora municipal, Terezinha Giacomel e a analista do Sesi, Liliana Feltrin. “Coronel Domingos Soares vem se destacando cada ano mais na área de educação. E a parceria do Sesi contribui para esse crescimento, além de melhorar os conhecimentos dos nossos professores para transferir aos nossos alunos”, pontua o prefeito municipal, Valdir Pereira Vaz.

Durante as atividades, os participantes puderam trabalhar com várias temáticas, como o desenvolvimento humano e sustentável e o fortalecimento de laços. A capacitação fez parte da Semana Pedagógica promovida pelo Departamento Municipal de Educação.“O objetivo das atividades da Semana Pedagógica é de integração e inovação dos planejamentos dos professores. É importante e necessário preparar as escolas para um ensino eficaz e o Sesi nos ajuda a fazer isso acontecer”, destaca a secretária municipal de educação, Neiva de Fatima Lima Suchou.

Com a capacitação, os professores tornam-se facilitadores responsáveis pela condução e facilitação do processo de aprendizagem nas comunidades e escolas. “A metodologia proposta visa a coletividade e a interação social. Também nos fez perceber a importância do outro em nossas vidas, sendo que as atividades propostas visam uma prática social voltada aos reais interesses e necessidades das pessoas, sempre visando o bem comum”, comentam as professoras, Elenice Camine e Maria Baldissera.

Além das atividades, foi lançado o Projeto Leitura, o qual permite que um kit fique disponível em cada escola para que os alunos possam levar para casa e compartilhar a leitura com os pais e familiares. O resultado da ação prevê a elaboração de um plano de ação a ser realizado pela área de educação no primeiro semestre de 2015. “Consegui enxergar que é possível trabalhar temas diversos de maneiras diferentes e interativas em sala de aula, valorizando minhas ações e facilitando a socialização entre nossos alunos”, finaliza o professor, Wagner Borcate.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.