Moradores do Maria Antonieta, em Pinhais, realizaram o projeto Expressão para os jovens do bairro. O evento que aconteceu nos dias 1º e 2 de setembro, no Colégio Leocádia, incentivou a cultura por meio de pinturas no muro da escola, música e skate. Durante o evento também foram sorteados brindes para os participantes.
O projeto tinha como principal objetivo dar um espaço para os jovens se expressarem de uma forma positiva e construtiva, trazendo-os para contribuir com a comunidade. A escola disponibilizou o muro branco para que os artistas pudessem pintar da forma que preferissem, sem nenhum custo. O muro ficou repleto de desenhos feitos com a técnica do grafite. Thiago Teixeira, um dos grafiteiros, gostou muito da iniciativa. "Muito bom abrir esse espaço para a gente, essa oportunidade. É interessante a molecada ver para ter uma noção do que é a pichação e o que é o grafite", explicou.
O evento não utilizou a pintura como única forma de expressão. Quatro bandas se apresentaram e animaram quem estava prestigiando a festa. Uma pista de skate também foi montada no local. Cerca de 200 pessoas compareceram e fizeram do evento um sucesso, trazendo a união da comunidade com os jovens. "A gente quer mostrar outra visão, tirando as crianças da rua e fazendo com que eles mudem esse conceito imposto pela sociedade", disse Camila Freitas, professora da escola e uma das organizadoras do evento.
Durante a festa aconteceram sorteios de brindes para quem estava presente. Parceiros da Rede doaram skates, sprays de tinta e camisetas que foram distribuídos para os jovens. Na cantina foram vendidos alimentos para arrecadar verba para o colégio.
O projeto Expressão, desenvolvido com a ajuda da Rede de Desenvolvimento Local, foi mais uma ação para melhorar a comunidade e trazer bem estar para os moradores. "Foi muito legal, o grafite é uma arte que inspira a gente", disse Lorenzo Baggio, participante de 13 anos.
Para mais informações ou para participar da Rede de Desenvolvimento Local do Maria Antonieta, entre em contato com o agente Paulo Paduani pelo telefone (41) 9713-5081 ou pelo e-mail paulo.paduani@sesipr.org.br

e receba a newsletter
Envie para um amigo