Prevenção e Competitividade
Programa ajuda a prevenir o câncer com orientação, mudanças de hábitos e realização de exames clínicos periódicos.

Em 2017, pela primeira vez nos últimos três anos, o câncer de mama apareceu entre as enfermidades que mais geraram auxílio-doença para o INSS, ficando na 20ª posição. Em sua maioria, o desenvolvimento do câncer está relacionado a fatores externos, como os ambientais e estilo de vida, combinados aos genéticos. Sabe-se também que quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

A fim de prevenir a doença com orientação, mudanças de hábitos e, principalmente, da realização de exames clínicos periódicos, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta o Programa Sesi Cuide-se +, eixo Prevenção do Câncer. Unidades móveis totalmente equipadas vão até as indústrias para realizar exames de rastreamento nos colaboradores a fim de detectar precocemente o câncer de mama, colo de útero, próstata e pele. São exames da mais alta qualidade, aplicados por profissionais de saúde, que objetivam facilitar a rotina dos trabalhadores e garantir que se mantenham atentos a estas questões. 

Até setembro deste ano, 157 empresas já foram atendidas pelas unidades móveis do Cuide-se +, ultrapassando a marca de 24 mil exames realizados, como mamografia, papanicolau, exames de pele e o Antígeno Prostático Específico (PSA), que detecta câncer de próstata. 

PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

O eixo Prevenção do Câncer do Programa Sesi Cuide-se + prioriza o atendimento às indústrias, mas também visita empresas de outros segmentos, sindicatos e prefeituras. As unidades móveis vão até as indústrias, beneficiando tanto trabalhador, que tem acesso a exames de qualidade, quanto empresas, que podem evitar e diminuir o número de afastamentos dos empregados, o que gera um impacto econômico, além de conseguir manter a produção da indústria em dia. 

Os exames realizados nas unidades móveis são encaminhados para laboratórios credenciados e o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, separa os resultados negativos dos que tiveram alguma alteração e encaminham o parecer para o trabalhador. Nesse segundo caso, a equipe de saúde do Sesi no Paraná elabora uma orientação para que o paciente saiba qual o caminho a ser seguido.

Realizar os exames no tempo certo é uma medida tão importante quanto adotar hábitos saudáveis e cumprir uma rotina de exercícios físicos em busca de uma saúde melhor. No caso das mulheres, o papanicolau pode identificar não só o câncer de colo de útero, como inflamações e doenças sexualmente transmissíveis. O exame deve ser realizado uma vez por ano, assim que a mulher iniciar sua vida sexual. No caso da mamografia, o ideal é que ao completar 40 anos, a mulher comece a fazer o exame regularmente. 

ALGUNS NÚMEROS DO CÂNCER

  • 8 milhões de pessoas morrem em todo o mundo por causa do câncer anualmente.
  • 1/3 das mortes poderiam ser evitadas com prevenção, detecção precoce e tratamentos.
  • 25% da mortalidade por câncer de mama pode ser reduzida com mamografias de rotina.

 


Você quer levar o Cuide-se + para a sua empresa?

Entre contato conosco e saiba como.

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.