Apoio para o Tratamento
A importância do apoio à família e ao paciente.

APOIO PARA A FAMÍLIA

O diagnóstico do câncer pode assustar toda a família. É preciso, porém, manter a tranquilidade e apoiar o paciente na busca de informações, questionando o médico sobre o prognóstico e as alternativas de tratamento. 

Procure ajuda psicológica para todos os membros da família. A informação é uma grande aliada. Estimule o paciente a procurar terapias alternativas que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida, como acupuntura e o uso de fitoterápicos ? sempre com orientação do médico. Ajude a criar um ambiente positivo e otimista para o paciente. 

APOIO PARA O PACIENTE

É natural que o diagnóstico do câncer assuste o paciente. Nesse primeiro momento, porém, é preciso buscar o máximo de orientação possível. 

Seu médico o encaminhará para um oncologista ou para um hospital de referência da região, onde deverá ser possível sanar todas as suas dúvidas, questionar o médico sobre o prognóstico, alternativas e o que pode ser feito para ajudar o tratamento a dar certo. 

É importante manter uma atitude otimista e é indicado procurar ajuda psicológica especializada.

Muitos hospitais têm equipes multidisciplinares, que contam também com nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais. 

Terapias alternativas também ajudam na melhoria da qualidade de vida, como acupuntura e fitoterapia ? é importante que o médico saiba sobre o uso desses tratamentos. 

Por lei, o paciente com câncer pode, entre outras coisas, sacar o dinheiro do FGTS (Fundo Garantidor do Tempo de Serviço), do PIS/Pasep, receber auxílio-doença e ter abatimento no Imposto de Renda.


Você quer levar o Cuide-se + para a sua empresa?

Entre contato conosco e saiba como.

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.