Notícias

Vamos falar sobre Carreiras na Indústria e o Futuro das Profissões?

Dicas sobre esse novo mercado de trabalho

19/04/2022

compartilhe

Você já ouviu falar em design thinking, lifelong learning, desenvolvimento de habilidades relacionais e soft skills? Se você sabe o que tudo isso significa mais ainda não buscou colocar esses aprendizados em prática, a hora de correr e se preparar é agora! 

No bate-papo sobre Carreiras na Indústria e o Futuro das Profissões, o executivo de recursos humanos da multinacional sueca Electrolux, Eduardo Meurer, conversou com os alunos dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional de Londrina, Ana Christina Honorato Santos Silva e Samuel Cabral Mello Pimenta Pastor sobre carreira e profissões. 

“O que a gente procura, via de regra, são pessoas maleáveis e adaptáveis aos cenários. Para nós, é fundamental esse tipo de perfil. Pessoas do estilo lifelong learning e que sejam protagonistas acima de tudo", disse Eduardo. “Além disso, um valor que é fundamental dentro da organização é a integridade e o respeito”, acrescentou o executivo. 

Eduardo ainda listou as quatro principais competências mais bem vistas dentro da indústria multinacional em que ele está inserido. São elas: 

01) energia: colaboradores que tenham espírito de inovação dentro de sua rotina, assegurando entregas de resultados e capacidade de liderarem a si mesmo e aos outros, incluindo também o espírito de inovação dentro de suas rotinas; 

02) abertura: estar aberto à feedbacks e networks bem desenvolvidos, com qualificações alinhadas às estratégias da companhia; 

03) agilidade: a importância de se adaptar e se adequar ao desconhecido. A tomada de decisão rápida é fundamental para não perder oportunidades e corrigir os desafios ao longo do caminho; 

04) crescimento e desenvolvimento: colaboradores com lifelong learning bem desenvolvido e rápida capacidade de aprendizado e adaptabilidade às situações. 

Falando um pouco sobre o bom profissional, Meurer lembrou o seguinte: “todas as profissões geralmente têm seu espaço. O bom profissional sempre vai encontrar seu espaço no mercado de trabalho e sempre terá sucesso independentemente da carreira e da área em que pretende atuar”, disse. 

 

O homem e a máquina no futuro das profissões 

E se você tem receio de escolher uma profissão que pode ser substituída pela máquina, não se preocupe. Com mais de 15 anos de vivências de RH no segmento industrial de produção de bens de consumo, o executivo foi bem claro em sua explicação: 

“Eu não vejo dessa forma. Eu vejo um avanço, mas não vejo um futuro tenebroso. Não consigo ver a máquina substituindo as funções humanas em aspectos como inteligência emocional, empatia e criatividade; espaços tão importantes na relação de trabalho”, afirma Eduardo. “A máquina vai reduzir o número de algumas funções e tarefas exercitas pelas pessoas e isso vai acontecer como já vem acontecendo desde a década de 1970, mas, por outro lado, a gente esquece que um leque de novas profissões e de novos trabalhos acabam surgindo ao mesmo tempo. Pensando no modelo atual, esse espaço vai ser ocupado de certa forma, mas um novo modelo será instaurado e novas oportunidades também surgirão”, disse. 

 

Vivemos um momento de transformação 

A hora é agora! O movimento de transformação e adaptação para a virada de chave, avançando em aspectos voltados à redução de custos, eliminação de desperdício, trabalho de forma eficiente e padronização de processos só está começando! "A indústria, de forma geral, está em transformação. Os últimos estudos apontam que apenas 2% delas têm avançado em aspectos relacionados à indústria 4.0 e eu vejo que estamos em um momento de transformação. Precisamos impulsionar essas questões, tornando as entregas mais flexível e adaptável”, disse Meurer. 

Viu quantas boas oportunidades ainda temos para o nosso futuro dentro da indústria? Então agora é focar na conclusão do Ensino Médio e, se for de maneira concomitante do V Itinerário Formativo, para você conquistar o diploma de formação na Educação Básica e na Educação Profissional, melhor ainda! 

“O que muda agora com o Novo Ensino Médio é o poder de escolha dos alunos para curto, médio e longo prazo. Eles têm expertise, formação teórica e prática. As chances dos nossos alunos conquistarem boas colocações no mercado de trabalho assim que concluírem o Ensino Médio e a Formação Técnica de maneira concomitante, por meio do V Itinerário Formativo, são muito maiores se comparadas aos dos alunos que não têm essa opção”, disse Reinado Rodrigues, coordenador de educação e negócios do Sistema Fiep. 

Converse com seus professores e com seu orientador pedagógico. Eles estão à disposição para ajudá-lo(a) a descobrir o que te move e te apoiando para a sua melhor escolha profissional. ;)