Notícias

Steampunk Monkey participa de competição de FRC no Rio de Janeiro

Equipe de robótica do Colégio Sesi da Indústria da CIC vai competir com o robô Lamonkey

04/08/2022

compartilhe

De 4 a 7 de agosto, acontece o SESI Robotics International Open Brazil, no Rio de janeiro. Entre as atrações do festival internacional de robótica, estão oficinas, seminário sobre educação e as competições de robótica FIRST Lego League (FLL) Challenge e Off Season FIRST Robotics Competition (FRC).

Entre os participantes na modalidade FRC estarão alunos do Colégio Sesi da Indústria da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A equipe Steampunk Monkey, formada por 14 alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio, se preparou durante todo o ano. “Aqui, na equipe de robótica, nós aplicamos conceitos de todas as áreas do conhecimento. Além da montagem do robô, criamos uma relação de união que também será um dos pontos avaliados na competição”, explica Leonardo Gomes da Silveira, 16 anos, aluno do 2º ano.

Ele ainda explica que, no FRC, há uma arena em que os robôs devem lançar bolas. Cada acerto ganha uma pontuação. “Estamos muito ansiosos, até sem dormir direito.”

A equipe de robótica é como uma startup, em que cada aluno tem uma função definida no marketing, patrocínio, mecânica, programação e design.

Manuela Gouvea Martins está na equipe desde a sua formação, no ano passado. Hoje, no 2º ano do Ensino Médio, ela trabalha na mecânica do robô da equipe, chamado de Lamonkey. “Estou na equipe desde o início, quando recebemos as peças para montagem, que são totalmente industriais. Nós somos incentivados a manipular essas peças para adaptar ao tamanho do projeto do robô, por exemplo. O nosso já está bem avançado”, conta com orgulho.

Ela afirma que o trabalho da equipe está bastante focado na área de exatas e que isso tem ajudado no desenvolvimento do raciocínio lógico.

Os alunos embarcam hoje, 4 de agosto, para a competição no Rio de Janeiro. Leonardo, Manuela e toda a equipe estão empolgados e ansiosos para a apresentação do robô na arena FRC.

O professor que acompanha a equipe, Diego Rodrigues de Angelo, explica que o trabalho em equipe já é um ponto positivo porque é estimulado pela metodologia do Colégio Sesi da Indústria. “Esses alunos nunca haviam trabalhado com mecânica, com ferramentas como furadeira e ferro de solda. O trabalho manual, com os conceitos de tecnologia aplicados, foi a grande novidade para eles.”

A competição off season da FIRST Robotics Competition (FRC), categoria com robôs de até 54 kg e 1,5 metro de altura, acontece no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, de 5 a 7 de agosto, durante o SESI Robotics International Open Brazil.

 

O que é o FRC

No FIRST Robotics Competition (FRC), estudantes de Ensino Médio são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. É o mais próximo ao mundo real da engenharia que os estudantes podem chegar do mundo real da engenharia.

Ao mesmo tempo, os competidores criam uma identidade de equipe, arrecadam fundos, aprimoram as habilidades de trabalho em equipe e promovem ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) dentro da comunidade local.

Os robôs são construídos a partir de um kit de peças, que, em sua maioria, são doadas por indústrias de diversos segmentos.

O FRC combina o rigor da metodologia STEAM com a diversão e a empolgação dos esportes tradicionais, por meio de programas que têm impacto comprovado no aprendizado, interesse e construção de habilidades dentro e fora de sala de aula.