Notícias

Somos a 1ª Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil

Usamos a metodologia STEAM e em 2023 vamos atender mais de mil alunos de Ensino Médio

15/08/2022 - Atualizado em 09/08/2022

compartilhe

Na manhã desta terça-feira, 9 de agosto, aconteceu o lançamento e inauguração oficial da 1ª Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O Projeto, de iniciativa da CNI - Confederação Nacional da Indústria, por meio do Sesi Nacional, em parceria com o Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná, tem como proposta o uso da metodologia STEAM - sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro. 

“Receber a primeira Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil reflete o pioneirismo do nosso Estado na promoção de uma educação inovadora, reforçando também o compromisso do Sistema Fiep pela defesa da indústria, estabelecendo relações entre a evolução do setor industrial e da sociedade paranaense” explica Carlos Valter Martins Pedro, presidente do Sistema Fiep. “O Projeto, de iniciativa do Sesi Departamento Nacional, prevê a implantação de 40 escolas neste mesmo modelo em 24 estados, sendo o Paraná o primeiro a receber esse projeto na cidade de São José dos Pinhais, além de uma segunda unidade em Londrina, prevista para 2023”, acrescenta. 

“Essa é uma educação totalmente inovadora, que faz com que os jovens e as crianças queiram estudar, aprender e adquirir conhecimento para a vida”, disse Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante evento de inauguração da Escola. “Por meio dessas Escolas Sesi de Referência queremos colaborar com a educação dos jovens e das crianças no Brasil, para formar cidadãos comprometidos com o país e que queiram fazer a condução de uma nação com um futuro brilhante”, acrescentou Andrade.

Sobre a 1ª Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil 

Com 4.614 m² de área construída, a nova unidade, que está instalada no complexo Afonso Pena do Sistema Fiep, já atende 430 alunos de Ensino Médio. Para o ano letivo de 2023, a estrutura da escola está organizada para atender até 1.092 alunos de Ensino Médio entre turmas no período matutino e vespertino. 

O espaço tem 14 salas de aulas temáticas, também denominadas de ambientes de aprendizagem, sendo 11 delas dedicadas exclusivamente para as grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias, contando também com uma sala exclusiva para a prática da robótica educacional e cultura maker, utilizando, inclusive, a metodologia LEGO Mindstorm. 

“Acreditamos que entender as necessidades das juventudes, fortalecer seus processos de escolhas e de construção do conhecimento, bem como oferecer uma infraestrutura que favoreça o processo de aprendizagem, são fatores essenciais para uma educação de qualidade”, diz Sidinei Rossi, gerente executivo de educação do Sistema Fiep. “Nesse sentido, a Escola Sesi de Referência da Indústria em São José dos Pinhais mostra-se como uma proposta inovadora e pioneira no Brasil, com infraestrutura moderna e tecnológica, com foco em oferecer uma Educação de excelência, com o propósito de transformar vidas, desenvolver a indústria e mudar o mundo”, acrescenta.

 

Unidade faz uso da metodologia STEAM – um estímulo a mais para o protagonismo dos nossos alunos 

A nova Escola SESI de Referência da Indústria no Brasil foi criada com objetivo de inspirar o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro, trazendo os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – para o centro do processo pedagógico de ensino-aprendizagem. Por meio do estímulo à investigação, conexões de ideias e criação de possibilidades, os alunos são incentivados a apropriarem-se do caminho e do processo, com foco no verdadeiro aprendizado e entendimento do conteúdo apresentado pelo professor.

O STEAM é uma filosofia de educação que abrange habilidades e matérias de sala de aula, de uma maneira que se assemelha à vida real, possibilitando que o aprendizado seja realizado por meio de ferramentas práticas”, explica Paula Caroline Mendes, coordenadora de educação da Escola Sesi de Referência da Indústria, em São José dos Pinhais. “Muito mais do que apenas unir as disciplinas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o STEAM se apresenta como uma proposta educacional que visa trabalhar, de maneira síncrona, capacidades técnicas, lógicas e socioemocionais também alinhadas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, acrescenta. 

Na nova Escola Sesi de Referência da Indústria em São José dos Pinhais, além da prática pedagógica por meio das Oficinas de Aprendizagem, metodologia já consagrada nos Colégios Sesi em todo o Paraná, os professores são os grandes mediadores do processo, buscando incentivar os alunos a tornarem-se protagonistas do seu próprio aprendizado, com foco no verdadeiro entendimento do conteúdo apresentado em sala. 

“Essa nova proposta organiza as salas de aula por área de conhecimento, com equipamentos e materiais tecnológicos, visando colocar o aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizado. Isso porque incita a autonomia, a curiosidade, exercita a tomada de decisões e, inclusive, fomenta a vontade de aprender”, diz Paula. “Além disso, a metodologia propicia o desenvolvimento de competências e habilidades relacionais e socioemocionais, decorrente do trabalho multidisciplinar. Afinal, além dos conhecimentos técnicos, a STEAM estimula a criatividade e a consciência social”, finaliza. 

Também temos Energia Fotovoltaica e Captação da Água da Chuva 

Conscientes da importância de construir legado para a sustentabilidade do planeta, o projeto arquitetônico da primeira Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil também conta com 14 Módulos de Geração de Energia Fotovoltaica capazes de gerar, em média, 625,5kWh de energia elétrica por mês. O volume representa cerca de 10% da energia total que será consumida pela instalação ou, aproximadamente, 2,5% do consumo de energia elétrica de todo o complexo em que a Escola está inserida. Não sendo proveniente do Sistema Elétrico Interligado Nacional, a energia gerada, que equivale ao consumo médio mensal de quatro casas populares de até 70m², evitará a emissão de 78,7kg/mês de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, considerando os cálculos preliminares do projeto que serão comprovados a partir do uso da instalação. 

“Para permitir o seu funcionamento, o sistema de geração de energia fotovoltaica está conectado à rede elétrica e funciona por meio da metodologia de compensação: a energia gerada é consumida instantaneamente pela unidade e, em caso de excedente, a mesma é injetada na rede de distribuição da concessionária, gerando créditos na fatura”, explica Hernani Kanda, engenheiro integrante da equipe do projeto. 

Em relação à captação da água da chuva, a Escola também conta com dois reservatórios com capacidade total para 1.500 litros de água; aproximadamente o consumo de 2 casas populares, estimando uma economia média de, aproximadamente, R$ 3.700,00 por ano na conta de água da unidade. Além de diminuir o volume de água enviado para a rede pública pluvial, auxiliando na prevenção contra enchentes na área urbana, os reservatórios, instalados na descida da calha, contam com separador de folhas e clorador, permitindo que a água armazenada seja utilizada para limpeza de toda a área externa da unidade, por meio das torneiras de manutenção.