Notícias

Sesi no Paraná completa 75 anos de história

Colégio Sesi da Indústria ganha uma nova proposta de ação com método de ensino ainda mais próximo da indústria e simultâneo à formação profissional

22/07/2021

compartilhe

No ano em que o Sesi no Paraná comemora 75 anos, o Colégio Sesi da Indústria ganha uma nova proposta de ação com método de ensino ainda mais próximo da indústria e simultâneo à formação profissional.

Além de encontros de carreiras com industriais e módulos de aprendizado sobre o trabalho, o Colégio Sesi da Indústria possibilita que o aluno concilie o Ensino Médio com os cursos do Senai como forma de complementar a formação de modo ainda mais aderente às reais necessidades do setor industrial.

Além dessa novidade, a educação básica e continuada de qualidade permanece entre os diferenciais do Sesi. São mais de 30 unidades do Colégio Sesi da Indústria e 4 do Colégio Sesi Internacional no Paraná, com mais de 12 mil matrículas na educação básica. Na educação continuada, esse número é ainda maior: quase 14 mil matrículas.

“O Sesi, em todas as suas áreas de atuação, coloca a inovação como premissa para criar serviços e ações que melhorem os resultados das indústrias e criem oportunidades para as pessoas, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado”, diz o superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares. “É isso que nos garante o reconhecimento obtido nesses 75 anos de atuação e nos coloca em condições de seguirmos relevantes daqui para frente”, completa.

Metodologia de referência

O aprendizado dos estudantes do Colégio Sesi da Indústria e do Colégio Sesi Internacional acontece por meio das Oficinas de Aprendizagem. Neste formato, os alunos se reúnem em equipes para solucionar desafios reais da indústria, promovendo a integração das disciplinas, a autonomia, a criatividade, o desenvolvimento de competências e habilidades, e o trabalho em equipe.

Com essa metodologia, os alunos desenvolvem, além do conhecimento técnico, habilidades interpessoais que são grandes diferenciais no mercado de trabalho e na vida. A integração com a indústria já na educação básica beneficia o aluno para sua inserção no mundo do trabalho, ou seja: o aluno ganha e a indústria também.

Em 2021, a proposta das Oficinas de Aprendizagem está apresentando aos alunos os setores industriais do Paraná, para que eles possam entender os desafios do segmento e se preparar para ingressar no setor já qualificados. Desta forma, os estudantes continuam desenvolvendo habilidades e competências comuns da grade curricular de forma inovadora e contam com a oportunidade de conhecer e atuar nos desafios da indústria paranaense que está passando por um processo de transformação digital.