Notícias

Novo sistema aprimora acesso remoto ao Fablab da Indústria, em Curitiba

14/06/2021

compartilhe

O Fablab da Indústria, em Curitiba, vai ganhar diversas melhorias para aprimorar o acesso remoto às funcionalidades do laboratório, permitindo que sua estrutura possa ser utilizada a distância por outros labs do Senai no Paraná, em especial as impressoras 3D disponíveis no espaço. O projeto já foi aprovado e deve ser implementado ainda neste ano, com investimento de R$ 50 mil, provenientes de recursos do Departamento Nacional do Senai.

O objetivo é fomentar a troca de experiências com outras unidades do Senai no interior do Estado, que terão acesso a treinamentos e manuais para aproveitar, da melhor forma, as funções do novo sistema. Também está previsto o desenvolvimento de um robô lúdico, que vai ser filmado enquanto opera no Fablab e poderá ser acompanhado por visitantes virtuais de forma interativa, via streaming.

Desta forma, todos os Senai Labs de nível 1 do Estado do Paraná poderão acessar remotamente serviços de nível 2, como impressão 3D e modelagem de peças via Fablab da Indústria. O projeto prevê, ainda, um sistema de supervisão do laboratório que mostrará o status de uso das máquinas em tempo real, o que confere mais transparência e organização às atividades.

Essas implementações vêm se somar à gestão compartilhada que tem sido feita pelo Fablab da Indústria. Na área educacional, o laboratório atende demandas do Colégio Sesi da Indústria, do ensino técnico, cursos de aprendizagem e, ainda, os cursos de graduação e pós-graduação, ofertados no campus ou fora dele. Além disso, também atende atividades voltadas à comunidade - em 2020, por exemplo, a equipe do Fablab realizou ações de suporte à manutenção de respiradores danificados e confecção de máscaras face shields para atender demandas da pandemia.

Com o novo sistema, a expectativa é aumentar ainda mais esse compartilhamento, beneficiando outros Senai Labs, além de possibilitar novos modelos de negócios, em conjunto com empresas do Estado. Desde 2019, o Fablab já atendeu demandas de indústrias como Volvo, Bosch e Renault, entre outras. Conforme o andamento do projeto, será avaliada a possibilidade de utilização remota do Fablab da Indústria em horários fora do expediente regular de atendimento, que atualmente é das 9h às 21h.

 

O que é o Fablab da Indústria

O Fablab da Indústria é um espaço de colaboração entre estudantes, empresas e a comunidade, no qual projetos são colocados em prática por meio da fabricação digital e convencional e da troca de experiências. No Paraná, há duas unidades do Fablab, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ambos contam com espaços de software, manufatura, eletrônica, fabricação digital e Indústria 4.0.