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Interdisciplinaridade e Criatividade a favor da Educação

Alunos produzem livros infantis que serão compartilhados com escolas municipais de Irati

19/10/2021

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Prestes a finalizar mais um ano letivo em meio a muita aula online, a criatividade foi o caminho escolhido por muitos educadores país afora. No Colégio Sesi da Indústria, em Irati, os professores escolheram utilizar a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade a favor da educação, criando livros infantis para auxiliar na fixação do conteúdo. Os alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Médio trabalharam em aulas híbridas, no formato presencial conectado, as disciplinas de Língua Portuguesa para produção de texto, Biologia e Artes, produzindo livros infantis em versões impressas e digitais, que serão doados para a Secretaria Municipal de Educação e para uma Escola Municipal da região, no mês de novembro. 

“A pesquisa foi a grande ferramenta durante esse processo de ensino-aprendizagem. De uma forma muito criativa, os alunos foram provocados a utilizar várias disciplinas e estratégias para a produção do material que, obrigatoriamente, deveria ser didático e direcionado às crianças. Como resultado, os alunos produziram livros e estórias extremamente ricas, divertidas e atrativas, que irão contribuir com o processo de aprendizagem e educação de crianças em ambiente escolar”, comenta o Coordenador Integrado de Educação do Colégio Sesi da Indústria em Irati, Rafael Ruteski, que explica como se dará a doação do material produzido. “Compartilharemos, no mês de novembro, o arquivo digital com a Secretaria Municipal de Educação e os exemplares impressos serão doados para a Escola Municipal Mafalda Sotti Lopes”. 

Atividades como esta, que são derivadas da metodologia brasileira “Oficinas de Aprendizagem”, utilizada em todas as unidades do Colégio Sesi da Indústria no Paraná, também possibilitam ao aluno desenvolver o protagonismo e outras competências essenciais envolvendo as relações humanas. “Além de trabalharem a busca ativa da informação e a troca de conhecimentos para a produção de conteúdo, a atividade também auxilia os alunos no desenvolvimento das soft skills uma vez que, ao realizarem trabalhos em grupo, os alunos precisam lidar com situações adversas que exigem resiliência, empatia, colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal”, explica Ruteski. 

A fixação do conteúdo, ao trazer o aluno para o centro da criação da ideia, também se destaca como outro diferencial. “A construção dos livros infantis nos fez viajar no mundo da criatividade, onde tivemos que realizar uma pesquisa apurada sobre os animais marinhos, produzir textos e desenhos, e ainda alinhar com uma estória coerente com a idade das crianças. Dessa forma, pudemos aprender muito bem o conteúdo, e compartilhar nosso conhecimento.”, comenta a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Ewellin Caroline Coltro, que tem a opinião compartilhada pelo colega de turma Rodrigo Orreda Flescher. “Foi muito bom produzir esse material. Conseguimos traduzir para a prática os conteúdos vistos na sala de aula e isso contribuiu para nossa aprendizagem”.

Metodologia Brasileira, Oficinas de Aprendizagem, faz a diferença na formação dos alunos  

Reunir os alunos em mesas redondas, formando equipes para solucionar os desafios propostos pelo professor, estimulando a postura investigativa e, principalmente, promovendo a transdisciplinaridade na educação. Essa é a metodologia utilizada no Colégio Sesi da Indústria. 

Em 2011, por meio desta metodologia, o Colégio Sesi da Indústria tornou-se a primeira instituição de ensino brasileira reconhecida com o prêmio Hermès de l’innovation, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França. Na ocasião, o prêmio foi entregue por Marc Giget, um dos maiores especialistas do mundo na área da inovação, à professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia de ensino aplicada no Colégio Sesi da Indústria e que foi considerada, na ocasião da premiação, uma das experiências educacionais mais inovadoras do mundo. 

O método, segundo sua idealizadora, prepara cidadãos e profissionais pró-ativos, mais conscientes de suas responsabilidades e mais empreendedores no sentido da inovação, da criatividade e da iniciativa própria. “Nas equipes, os alunos trabalham juntos, com metas e objetivos comuns. Um dos benefícios deste processo é o aprendizado da negociação, que eles levarão para a vida”, dizia Márcia. 

Neste sentido, as soft skills, habilidades comportamentais ou competências subjetivas como, resiliência, empatia, colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal, essenciais para o mundo do trabalho e para a vida, são estimuladas e desenvolvidas. “Estas habilidades garantem que, no ambiente de trabalho, o profissional estará preparado para lidar com situações adversas, conflitos, metas, desafios e resultados”, comenta Jacielle Feltrin, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep. 

A autonomia e o desenvolvendo de habilidades para expressar, com mais facilidade, ideias de maneira criativa e dinâmica, também são desenvolvidas e estimuladas a partir da metodologia “Oficinas de Aprendizagem” que, além de avaliações individuais, também promove as avaliações em equipe. Ou seja, os alunos são incentivados a ter mais autonomia em relação aos seus estudos, fazendo com que se tornem mais comprometidos com a própria aprendizagem. “Uma formação integral, que contempla aspectos científicos, tecnológicos, socioculturais e emocionais, é o caminho para a formação de indivíduos capazes de se posicionar, contribuir e transformar a realidade em que vivem”, finaliza Jacielle. 

 

Matrículas Abertas: 

As unidades do Colégio Sesi da Indústria e Colégio Sesi Internacional em todo o Paraná estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2022, de acordo com a oferta de ensino em cada unidade. No Colégio Sesi da Indústria em Irati, a unidade trabalha com Ensino Médio. Todas as informações sobre matrículas estão disponíveis em: www.sesipr.org.br/colegiosesi.