Notícias

Festival Sesi de Robótica anima Curitiba

Mais de 200 alunos e 30 equipes participam do evento

15/03/2022

compartilhe

A moçada veio animada e começou com tudo o primeiro dia de competições da FLL - FIRST LEGO League Challenge, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. 😊

Ao todo, são 273 estudantes de escolas públicas e particulares de 27 cidades do Estado, organizadas em 36 equipes, disputando vaga para a Etapa Nacional, programada para acontecer no final do mês de maio, na Bienal de São Paulo. 

“A FLL é um campeonato com o espírito da colaboração, da integração e do trabalho em equipe. Um momento para troca de conhecimentos e novos aprendizados, com muita diversão. Aqui, hoje, temos times de garagens, equipes de colégios estaduais, municipais e colégio militar, além das equipes dos Colégios Sesi. Todos unidos para fazer desta, a melhor edição de FLL de todos os tempos”, disse a Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep, Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, durante a abertura da competição. 

“Essa é a primeira vez que estamos participando e é uma nova experiência. A robótica é fundamental na educação e no aprendizado, porque envolve muita tecnologia e outros conhecimentos que colaboram muito para novas experiências”, diz Caroline dos Santos Rafael, da equipe Wall-E, do Colégio Sesi da Indústria de Loanda, na região noroeste do estado. 

“Aprendemos muito fazendo e nos divertindo. A robótica é uma boa experiência em diversos aspectos e me ajudou muito a amadurecer intelectualmente e socialmente também”, conta Kalyani Fernandes do Nascimento, da equipe Yottabyte, do Colégio Sesi da Indústria - CIC, em Curitiba. 

Se você ainda não veio dar uma espiadinha, não perca mais tempo! Corre pra cá! =D

A 9ª edição do Torneio Regional de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) acontece hoje, 15/03, e amanhã, 16/03, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. Aplicando conceitos das áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), os participantes devem construir e programar robôs para completar missões pré-definidas dentro da arena de competições. As três equipes melhores colocadas garantem vaga para a Etapa Nacional – Festival Sesi de Robótica, programada para acontecer no final do mês de maio, na Bienal de São Paulo (SP). 

 

Como funciona a FIRST LEGO League Challenge (FLL)  

Os participantes, orientados por dois técnicos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para a temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.  Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola (pública ou particular), um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.  

 

Confira a programação:  

Dia 01: 15/03  

9h – Abertura com tradicional dança das torcidas organizadas e equipes  

11h às 12h45 – aquecimento e rounds testes  

14h45 às 17h30 – disputas entre equipes  

 

Dia 02: 16/03  

10h15 às 11h45 – disputas entre equipes  

14h às 15h30 – disputas finais  

16h – disputa final entre as 04 melhores equipes de toda a competição  

17h30 – premiação 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO