Notícias

F1 in Schools no torneio Sesi de Robótica

Estamos representando o Paraná nessa competição

27/05/2022

compartilhe

De 27 a 29 de maio, acontece na Bienal de São Paulo o Torneio SESI de Robótica. Além de competições nas modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL) e First Tech Challenge (FTC), duas equipes dos Colégios Sesi da Indústria do Paraná, a Takion de Foz do Iguaçu e a Tupã, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, participam do Campeonato F1 in Schools; projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1 com objetivo de estimular jovens estudantes, entre 9 e 19 anos, a projetar, modelar e testar um protótipo de carro de Fórmula 1 para competir em pistas de miniatura.

Impulsionados por cilindros de dióxido de carbono, os carros podem chegar a 80 km/h em menos de um segundo. Integrando a metodologia STEAM, a iniciativa desperta jovens estudantes para as engenharias e áreas afins, além de trabalhar habilidades socioemocionais fundamentais para o mundo do trabalho.

Os trabalhos iniciam com a montagem dos protótipos e testes de estandes e carros. “A programação é fechada ao público e só as equipes terão acesso aos espaços. Dias 28 e 29 é aberto e todas as atividades acontecem na Bienal do Ibirapuera em São Paulo”, contou Carla Cecilia de Lima, integrante da equipe Takion, do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu, que é formada por seus integrantes alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio da unidade.

A Takion, que participa do torneio desde 2020 quando foi formada, e a Tupã, de São José dos Pinhais, estrando na competição, vão disputar outras 40 equipes de diversas regiões do país. O protótipo de carrinho de Fórmula 1 corre em uma pista de 20 metros em um segundo, impulsionado por uma cápsula de CO2 comprimido. A equipe que conquistar o primeiro lugar na fase nacional, da competição irá participar da fase mundial, em local ainda a ser definido.

A equipe Taikon do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu é formada pelos alunos Carla Cecilia de Lima, Giula Demarchi, Maria Clara de Souza, Caio Schuller, Luiz Felipe Petry e Tarsilia Tomachesck.