Notícias

Embalagem que mistura casca, palha e resina de pinus vence desafio envolvendo Educação e Inovação

11/10/2021

compartilhe

Desenvolver uma embalagem 100% orgânica e biodegradável criada a partir da casca, palha e resina do Pinus. Esse foi o projeto ganhador do GrandPrix de Inovação Sesi/Senai - Etapa Escolar 2021 PR, realizado de 5 a 8 de outubro na unidade CIC do Senai Paraná. 

Ao todo, 50 alunos organizados em dez equipes/escuderias multisseriadas formadas por alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria, acadêmicos das Faculdades da Indústria, e estudantes dos Cursos Técnicos e de Aprendizagem do Senai Paraná, tiveram apenas 18 horas para refletir a respeito do problema apresentado e defender a ideia em um Pitch de 3 minutos, apresentando uma ideia clara e objetiva da proposta com modelo visual ou não funcional (protótipo sujo), que caminhe ao encontro da solução para o desafio proposto. 

A indústria convidada foi a Ferramentas Troy, fabricante de ferramentas de corte, especializada em ferramentas para usinagem de peças automotivas. O desafio proposto foi a criação de uma embalagem sustentável para produtos de aço, de baixo impacto e, se possível, reaproveitável. 

O projeto ganhador foi da equipe Lilás, formada pelos alunos de Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria, Carolina Portella Sieben, Samuel André da Silva Antunes e Juliana Caroline Levandovski, e pelo acadêmico de Tecnólogo em Fabricação Mecânica das Faculdades da Indústria, Dyordan de Oliveira da Silva, todos da unidade CIC, que desenvolveram uma embalagem 100% orgânica e biodegradável criada a partir da casca, palha e resina do Pinus. 

“A embalagem foi pensada para suportar o peso das ferramentas, transporte e o armazenamento das peças da indústria que propôs o desafio. Aprendemos muito sobre sustentabilidade pelas horas de pesquisa e o quão importante é ter consciência ambiental, já que precisamos cuidar do nosso planeta”, comenta a representante da equipe Carolina Portella Sieben, aluna da 3ª série do Ensino Médio da unidade CIC do Colégio Sesi da Indústria. 

“A disputa entre as equipes ficou muito acirrada devido ao alto nível dos trabalhos. Realmente impressionou o que foi feito em quatro dias, mostrando que estar inserido em um ambiente de Inovação e proximidade com a indústria é bastante estimulante. Para os critérios que estavam sendo avaliados, a diferença entre os primeiros lugares foi muito baixa. Apesar de termos escolhido um destaque, todos os trabalhos tem potencial e vejo a possibilidade de implantar não só a ideia vencedora, mas uma combinação das várias ideias que surgiram. Agora vamos amadurecer este projeto e encontrar uma empresa parceira para viabilizá-lo. Realmente ficamos muito felizes com o evento e esperamos participar de mais edições como esta”, comenta Flávio Bertoldi, responsável técnico de aplicação e desenvolvimento na Ferramentas Troy. 

Além de promover a integração entre os alunos de diferentes faixas etárias, com diferentes pensamentos e ideias, GrandPrix de Inovação Sesi/Senai também possibilita aos estudantes o desenvolvimento de habilidades comportamentais cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho conhecidas como Soft Skills. “O Grand Prix colabora para que alunos desenvolvam características exigidas pelo mercado, como capacidade para resolver problemas, para encontrar alternativas em momentos difíceis, promove a capacidade imaginativa, a intuição exponencial e o trabalho em equipe”, explica Silvana Mara Bernardi Rizotto, coordenadora de educação do Senai CIC. 

“Durante esses dias, aprendi a lidar com a pressão e com as diferenças dentro da equipe, apesar de termos nos dado bem do início ao fim. É preciso sempre estar disposto a ouvir o outro para criar a melhor solução. Foi muito legal fazer parte de algo que nos desafiasse e foi de extremo aprendizado todo o projeto. Ganhar o prêmio foi incrível, tivemos muito esforço de toda a equipe e ver o nosso trabalho recompensado é muito reconfortante. Ainda não pensamos em como colocar nosso projeto em prática, mas gostaríamos que ele se tornasse realidade”, comenta Carolina que tem a opinião compartilhada pelo colega de grupo, Dyordan de Oliveira da Silva, acadêmico do 6º período do Tecnólogo em Fabricação Mecânica das Faculdades da Indústria, na unidade CIC. 

“A participação no Grand Prix de inovação me fez ver como o trabalho em equipe é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de um projeto, pois em um ambiente de brainstorming, onde as ideias fluem com facilidade, uma equipe unida consegue selecionar a melhor solução para satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes, promovendo no caso deste projeto, um mundo mais sustentável”, explica Dyordan. 

Esta já é a 5ª edição do GrandPrix de Inovação ralizado pelo Sesi/Senai, em Curitiba, sendo a primeira envolvendo equipes multisseriadas formadas por alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria, acadêmicos das Faculdades da Indústria, e estudantes dos Cursos Técnicos e de Aprendizagem do Senai Paraná. 

Os alunos de todas as equipes participantes ganharam um curso rápido do Senai Paraná em Manufatura Aditiva com uso de impressoras 3D. Em relação à equipe ganhadora (1º lugar - equipe lilás), os alunos do Colégio Sesi da Indústria integrantes ganharam uma bolsa de 50% em um curso técnico do Senai Paraná e o aluno da graduação integrante da equipe ganhou uma bolsa de 50% em um curso de pós-graduação das Faculdades da Indústria. 

Além da unidade CIC do Senai Paraná, que sediou o evento, outras unidades do Sesi e Senai no Paraná, nos municípios de Pinhais, Maringá, Cianorte, Paranavaí, Umuarama, Guarapuava, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Pato Branco, Apucarana, Umuarama, Campo Largo, Londrina e Ponta Grossa, incluindo também as unidades Alto da Glória e Campus da Indústria, em Curitiba, pretendem realizar a ação entre outubro e dezembro deste ano. 

As três primeiras equipes classificadas nesta etapa Escolar, na unidade CIC, seguem para a Etapa Estadual de 2022 com as três melhores equipes de cada uma das outras unidades Sesi e Senai no Paraná que ainda realização o evento. As três melhores equipes classificadas nesta etapa Estadual seguirão para a etapa Nacional do ano de 2022, que será organizada pelo Departamento Nacional do Senai. 

 

Sobre o Grand Prix Senai de Inovação – Etapa Escolar: 

O Grand Prix Senai de Inovação é uma corrida de inovação aberta, na qual equipes multidisciplinares, chamadas de escuderias, desenvolvem soluções inovadoras para desafios reais da indústria. A Etapa Escolar busca integrar a indústria local e a educação, inspirando ações empreendedoras que podem colaborar no engajamento e na preparação dos alunos para os desafios contemporâneos. Os estudantes são desafiados a solucionar problemas reais das indústrias, vivenciando o empreendedorismo inovador na prática; uma oportunidade para desenvolver novas ideias, transpor de barreiras, tomar decisões, trabalhar em equipe e participar ativamente de um processo de inovação. O resultado da iniciativa é a visualização prática da inovação em tempo real, demonstrando que com uma combinação de métodos de inovação aberta e criatividade, conceitos de empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais multidisciplinares, é possível obter respostas diferenciadas como soluções para os desafios lançados.