Notícias

Como impulsionar a nota da sua redação no ENEM?

5º Aulão do Superliga Terceirão, em parceria com a Geekie, abordou a estrutura do texto argumentativo

27/09/2022

compartilhe

A pouco mais de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022, os Colégios Sesi promoveram mais um Aulão do Superliga Terceirão, em parceria com a plataforma Geekie.

O evento on-line foi realizado nesta terça-feira, 27, com transmissão ao vivo pelo Canal da Indústria do Sistema Fiep no YouTube para todos os alunos do Estado. O tema foi Redação, com a professora Milla Borges, que trabalha há oito anos com redações de vestibulares e criadora do “Método Blindado”, com o qual 95% dos alunos conseguiram notas acima de 900 no ENEM de 2021.

O foco da professora no Aulão foi “Desenvolvimento: argumentação e pensamento crítico no ENEM”, apresentando a estrutura do parágrafo de desenvolvimento e como argumentar sobre qualquer tema com autonomia e criticidade, sem modelos prontos.

Para a professora, entender a estrutura do parágrafo é essencial, uma vez que ele deve ser visto como um minitexto, com tópico frasal, ampliação e finalização. “Ou seja, é preciso ter começo, meio e fim. Além disso, a redação do ENEM deve apresentar os cinco elementos: agente, ação, detalhamento, modo de execução e finalidade”, diz.

Milla também deu dicas e exemplos de como elaborar uma boa problematização, a partir de cinco perguntas que podem auxiliar no momento da prova. “Argumentar, no ENEM, é conseguir articular muito bem a problematização com a fundamentação. Não basta mencionar que algo é um problema. É preciso aprofundar o pensamento, seguindo uma linha lógica de raciocínio, conduzindo o leitor ao seu posicionamento. E, para extrapolar o senso comum, é necessário questionar.”

Outro ponto importante citado e exemplificado pela professora é a fundamentação, que mantém o tom persuasivo do texto.

Para finalizar o Aulão, Milla instigou a praticar os textos argumentativos para se dar bem na prova. “A nota 1000 na redação do ENEM é possível, mas é uma construção. A prática leva à perfeição, por isso, pratique!”

Quer rever essas dicas? Converse com o coordenador pedagógico da sua unidade para ter acesso à íntegra deste e de todos os outros Aulões apresentados.

E anote na sua agenda: o 6º Aulão do Superliga Terceirão será no dia 25 de outubro. Em breve, daremos mais detalhes por aqui. Fique ligado e não perca!