Notícias

Como a cultura maker pode transformar a educação?

Metodologia ativa é focada na experiência do fazer, estimulando o protagonismo do aluno

22/09/2022 - Atualizado em 29/09/2022

compartilhe

Aqui nos Colégios Sesi, quando falamos em cultura maker, falamos da nossa metodologia de ensino-aprendizagem, focada na prática, na experiência do fazer, tão fundamental para a educação que acreditamos.

O conceito se baseia no princípio de que a transmissão de conhecimento é muito mais efetiva quando se torna palpável, manuseável.

Para entender melhor, a coordenadora de Educação do Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba, Rosângela Galvão de Melo, explica que o aluno constrói o conhecimento junto com o professor. “Temos os Espaços Maker, em que o aluno coloca na prática aquilo que aprende com o professor mediador. É um espaço de construção, de experimentar, mas também para despertar a criatividade e a inovação em nossos alunos”, diz.

Um dos exemplos citados pela coordenadora é a “ponte de macarrão”, um projeto desenvolvido a partir de conceitos aprendidos nas aulas de Matemática, Geografia, Química e Física, de forma integrada. “Os alunos desenvolvem essa ponte ao longo do trimestre e, ao final, verificam o quão resistente ela está, colocando pesos em cima”, conta Rosângela.

 

Decorar? Não. Aprender!

No ensino tradicional, bastava decorar conteúdos. Tabuada, conceitos de Biologia, fatos históricos, vocabulário em inglês. Porém, decorar não é sinônimo de aprender.

Para Rosângela, é a cultura maker que traz, de fato, o aprendizado. “Nos Colégios Sesi, o aluno aprende a aprender, colocando a mão na massa, aplicando na prática os conteúdos, por meio de processos investigativos. O que é decorado, é fácil de esquecer. Mas quando você aprende um conteúdo, isso é para a vida, é para sempre.”

Nesse sentido, é possível reforçar os pilares dos Colégios Sesi: incentivo ao desenvolvimento de habilidades e o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.

As matrículas para estudar nos Colégios Sesi da Indústria e Internacional e Escola Sesi de Referência, em 2023, já estão abertas!

Clique aqui e encontre a unidade mais próxima.