Notícias

Alunos participam de Simulação da ONU na Casa Civil

Experiência aconteceu no Gabinete de Gestão da Informação do Palácio Iguaçu

21/06/2022

compartilhe

Com informações do site da Casa Civil do Paraná. Foto: Gustavo Pontes/Casa Civil

Alunos do ensino médio do Colégio Sesi Internacional, em Curitiba, que desejam construir carreira diplomática, participaram de uma simulação de conferência da Organização das Nações Unida (ONU), na tarde desta segunda-feira (20), no Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo.

A experiência extracurricular foi organizada por alunos que participam do after school Model United Nations, que lotaram o Gabinete simulando o debate de âmbito internacional e discutindo o tema A necessidade de validação do governo afegão como instrumento para minimizar a crise humanitária no país.

Toda a organização do debate, documentação e guia de estudos foi feita pelos próprios alunos sob orientação dos professores Felipe Augusto e Jean Ilsuk. “Esta é a primeira vez que fazemos essa simulação em um espaço governamental, os alunos ficaram empolgados e nós estamos muito orgulhosos de como eles realizaram a simulação, com elegância no debate, formalidade, análise de senso crítico e diplomacia”, explicou Felipe Augusto Soares, professor de sociologia e de Relações Internacionais. 

Para a estudante Maria Clara Betenheuser, 15 anos, a oportunidade foi muito importante para a compreensão das relações diplomáticas. “Foi muito emocionante para todos nós, como experiência no currículo e para fortalecer as nossas escolhas profissionais, porque muitos de nós queremos seguir a carreira da diplomacia e de relações internacionais. Foi uma experiência única, uma sensação incrível”, comemorou a aluna. 

Já a estudante Fernanda Zunieto, que sonha com a carreira diplomática, o simulado foi enriquecedor. “Nós, alunos e professores, só crescemos com essa experiência. O incentivo do colégio é fundamental para que possamos sair do ambiente escolar e vir pra um ambiente profissional. É muito emocionante”, explicou Fernanda. 

A Casa Civil, na intenção de promover as experiências acadêmicas, dentro de um espaço público e democrático, abriu o espaço no Gabinete de Gestão da Informação (GGI), para que os alunos pudessem realizar o simulado. 

Para o Diretor-Geral da Casa Civil, Luciano Borges, disponibilizar espaço para que o colégio pudesse viver essa experiência na prática, corrobora com as ações democráticas no ambiente de gestão pública. “Aproximando alunos e o poder público, fortalecemos o exercício da democracia e reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento dos jovens do nosso Estado”, diz Borges.

Alunos do Colégio Sesi também participam de simulações da ONU em Harvard 

No começo do ano, uma aluna do Colégio Sesi da Indústria, em Curitiba, foi qualificada para atuar como delegada na conferência internacional Harvard Model United Nations (HMUN), que aconteceu de 27 a 30 de janeiro, na cidade de Boston, nos Estados Unidos. Criada em 1955, a Harvard Model United Nations (HMUN) é a maior, mais antiga e mais prestigiada simulação da ONU no mundo. Em sua última edição presencial, reuniu mais de 4.000 estudantes de 57 países durante evento organizado por acadêmicos da universidade. Clique aqui e relembre como foi essa história. :)