Notícias

Afinal, o que é STEAM?

Muito mais que uma metodologia, é um estímulo a mais para o protagonismo dos nossos alunos

16/08/2022

compartilhe

Da sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o STEAM é muito mais que uma metodologia. É uma filosofia de ensino que inspira o aluno a tornar-se protagonista do seu futuro. 

Por meio do estímulo à investigação, conexões de ideias e criação de possibilidades, os alunos são incentivados a apropriarem-se do caminho e do processo, com foco no verdadeiro aprendizado e entendimento do conteúdo apresentado pelo professor. 

“O STEAM é uma filosofia de educação que abrange habilidades e matérias de sala de aula, de uma maneira que se assemelha à vida real, possibilitando que o aprendizado seja realizado por meio de ferramentas práticas”, explica Paula Caroline Mendes, coordenadora de educação da Escola Sesi de Referência da Indústria, em São José dos Pinhais. “Muito mais do que apenas unir as disciplinas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o STEAM se apresenta como uma proposta educacional que visa trabalhar, de maneira síncrona, capacidades técnicas, lógicas e socioemocionais também alinhadas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, acrescenta. 

Trazendo os cinco elementos do DNA STEAM – investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – para o centro do processo pedagógico de ensino-aprendizagem, os professores são os grandes mediadores do processo, buscando incentivar os alunos a tornarem-se protagonistas do seu próprio aprendizado, com foco no verdadeiro entendimento do conteúdo apresentado em sala. 

“Essa metodologia propicia o desenvolvimento de competências e habilidades relacionais e socioemocionais, decorrente do trabalho multidisciplinar. Afinal, além dos conhecimentos técnicos, a STEAM estimula a criatividade e a consciência social”, finaliza. 

 Se você gostou da ideia e ficou interessado, confira esse vídeo, gravado na 1ª Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil, instalada em São José dos Pinhais. Aqui o STEAM já é uma realidade! ;)