Notícias

A importância do Enem para o vestibular

Nota do exame pode ser utilizada em vestibulares de todo o País

05/08/2022

compartilhe

Faltam 100 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022! Por isso, queremos te lembrar um pouco sobre a importância e como você também pode utilizar a nota dessa prova nos processos seletivos para os cursos de graduação de todo o País.

Além de ser uma prova de preparação para vestibulares de instituições de ensino superior, o Enem também é uma importante ferramenta de seleção. A nota do Exame pode ser utilizada como: fase única; 1ª fase do vestibular; parte da nota; ou, ainda, para preencher vagas remanescentes dos cursos de graduação.

Em grande parte das faculdades, o candidato deve informar a opção por usar a nota do Enem no momento da inscrição para o vestibular. Geralmente, nesse tipo de vestibular, as instituições determinam qual é a nota mínima que você deve ter no Enem para que possa ser avaliado.

Existem universidades brasileiras que abrem inscrições em processos seletivos para que os candidatos sejam avaliados exclusivamente com as notas do Enem. Por isso, sempre fique atento ao edital da faculdade em que você queira participar! Você pode ter a oportunidade de entrar apenas com a nota do Enem.

Um exemplo são as Faculdades da Indústria, integrantes do Sistema Fiep, do qual o Colégio Sesi da Indústria também faz parte. A instituição tem um edital específico em que oferece bolsas de estudo conforme nota do Enem. Os estudantes que optam por esse processo de seleção concorrem a bolsas que vão de 25% a 100%. No caso das Faculdades da Indústria, a nota mínima é de 300 pontos e o número de bolsas fica a cargo da Direção de cada unidade, de acordo com as diretrizes internas.

 

MUDANÇAS NO ENEM PARA 2024

Criado para avaliar o desempenho dos estudantes, o Exame passou por algumas reformulações. A mudança mais recente está em consonância com o Novo Ensino Médio, que estabelece uma formação geral básica articulada com a parte específica escolhida, o itinerário formativo.

A mudança é só para 2024. Até lá, o Enem segue no mesmo formato aplicado em anos anteriores.

Porém, de acordo com o MEC, a partir de 2024, o Enem estará alinhado às diretrizes curriculares do Novo Ensino Médio. Chamado de Novo Enem, o Exame prevê, no primeiro dia, prova com perguntas relacionadas à formação geral básica do aluno, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além da Redação.

Já no segundo dia, o aluno terá que responder perguntas relacionadas ao Itinerário Formativo que fez durante o Ensino Médio, mas que também esteja ligado ao curso superior que deseja tentar uma vaga. Segundo o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, alunos que fizerem Curso Técnico ao longo do ensino médio poderão ganhar uma bonificação, caso haja relação com o curso escolhido na graduação.

“As mudanças no ENEM começam a valer a partir de 2024, quando a implantação do Novo Ensino Médio estará concluída. Percebemos uma valorização na capacidade de reflexão e análise dos alunos, além de um incentivo a mais para aqueles que optarem pelo V Itinerário Formativo de maneira integrada ao Ensino Médio”, diz o coordenador de educação e negócios do Sistema Fiep, Reinaldo Rodrigues. “O mercado de trabalho e as boas universidades públicas e privadas valorizam os alunos que entram na graduação já com uma bagagem de formação técnica profissional, pois é certo que estes alunos detêm capital intelectual diferenciado, construído na Educação Básica”, finaliza.

 

AULÕES DO SUPERLIGA TERCEIRÃO

Todos os mais de 6.800 alunos das 34 unidades dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional com Ensino Médio têm um incentivo a mais com o SUPERLIGA TERCEIRÃO! Aulões especiais, com foco no Enem e nos principais vestibulares do País.

O 4º Aulão já tem data marcada: 24 de agosto! O tema da vez é Ciências Humanas.

“Os nossos alunos sempre dão show de aprovação nos principais vestibulares do País e no ENEM. Estamos falando de uma fase decisiva, que vai abrir portas para uma nova fase na vida dos nossos jovens e eles merecem o que há de melhor em preparação para esses desafios, concluindo a educação básica com excelência e levando esse legado para a vida”, diz Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação Básica do Sistema Fiep.

Em breve, vamos divulgar quem será o professor e em qual unidade esse Aulão será realizado. Fique ligado! =D