Notícias

SuperLiga Terceirão falou sobre Língua Portuguesa e Redação

Desenvolver a competência leitora é um dos segredos para o sucesso na prova do ENEM

22/06/2022

compartilhe

Língua Portuguesa e Redação! Esse foi o tema do nosso 3º Aulão do SUPERLIGA TERCEIRÃO, realizado no auditório da unidade de Rio Negro do Colégio Sesi da Indústria, na Região Metropolitana de Curitiba, na última terça-feira, 21 de junho, e transmitido ao vivo, por meio do Canal da Indústria do Sistema Fiep no YouTube, para todas 32 unidades dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional em todo o Paraná. 

Para falar sobre o assunto, ninguém menos que a professora Daniela Tatarin, formada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Literatura Brasileira e professora de Língua Portuguesa e Redação para o Ensino Médio, cursos pré-vestibular/ENEM e preparatórios para provas militares. 

Com exemplos práticos e resolução de questões, trazendo também muita explicação sobre leitura, tipologia, interpretação textual e semântica, Daniela Tatarin apontou caminhos e mostrou estratégias possíveis para uma excelente prova de Língua Portuguesa e Redação não apenas para o ENEM, mas para o vestibular das principais e mais concorridas universidades públicas do país. 

A interpretação está em toda a prova e quem é bom leitor e sabe interpretar bem um texto, tem mais chances de se destacar. Por isso, desenvolver a competência leitora para a interpretação é fundamental. Essa é a chave para se resolver as questões, inclusive aquelas em áreas que o aluno apresenta mais dificuldade”, revelou. 

Traçando um paralelo entre ENEM e UFPR, Tatarin explicou que a Federal cobra muito texto e coesão e, no ENEM, entender de gramática é muito importante para se trabalhar a análise textual. “Na prova do ENEM o conceito da gramática, propriamente dita, não aparece, mas ela é elemento que dá condições para se trabalhar a análise de texto e semântica, que é o significado das palavras. Por isso, ter bom vocabulário é fundamental”, disse ela. 

E em Aulão de Língua Portuguesa e Redação não podia faltar, claro, o reforço para a importância da leitura variada, não é mesmo?! “Você vai ser cobrado na prova pela sua capacidade de diversificar os seus níveis e tipos de leitura. A interpretação tem uma pegada de subjetividade, por isso a leitura precisa fazer parte da rotina e ter repertório nesse sentido é essencial para aprender outras tipologias e gêneros. Quanto mais leitor você for, melhor você se sairá na prova”. 

E aqui, um grande segredo: segundo a professora Daniela, ter competência leitora é um grande diferencial para quem quer entrar na universidade pública. “Todas cobram competência leitora e a análise textual é cobrada em quase sua totalidade. O ENEM gosta e cobra muito a competência leitora e isso é algo que deve ser treinado”, disse. 

Fechando o Aulão, a especialista em Literatura Brasileira e professora de Língua Portuguesa e Redação alertou: “Encare o ENEM como uma prova de resistência e muita leitura; aprenda a enxergar nas linhas e nas entrelinhas as respostas para cada uma das questões”. 

Gostou do tema e quer revisar novamente o conteúdo apresentado? Então converse com o coordenador pedagógico da sua unidade para ter acesso à íntegra deste e de todos os outros Aulões apresentados. 

E já aproveite também para marcar aí na sua agenda! O 4º AULÃO DO SUPERLIGA TERCEIRÃO já está marcado. Será no dia 24 de agosto e vamos falar de Ciências Humanas! Em breve você vai descobrir quem será o professor e em qual unidade esse Aulão será realizado.