Notícias

Intercâmbio de experiências na Robótica

Vencedores do Asia Pacific Open Championships 2021 visitam Curitiba

20/12/2021

compartilhe

A partir de uma articulação envolvendo o Sistema Fiep e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), os alunos das unidades do Colégios Sesi da Indústria e do Colégio Sesi Internacional, em Curitiba, receberam a visita da equipe GearTech Canaã do Colégio Sesi Goiás. Eles venceram o Asia Pacific Open Championships 2021, considerado o torneiro de robótica educacional mais importante do mundo! Ual! 

“Receber a GearTech Canaã Goiás foi de suma importância. Eles auxiliaram a nossa equipe em vários aspectos, esclarecendo várias dúvidas e, com toda certeza, foi um privilégio recebê-los aqui. Foi uma experiência maravilhosa”, diz Bernardo Pereira Rosa, que é alunos 3º ano da unidade CIC do Colégio Sesi da Indústria e integrante da equipe Brontobyte FTC de robótica. 

João Vítor Sodré, integrante da GearTech Canaã Goiás, compartilhou o entusiasmo de conhecer os alunos do Colégio Sesi da Indústria. “É muito importante a conexão entre os dois estados, pois possibilita troca de experiência, novas práticas e aprendizados", comenta João Vítor, que também incentiva a participação dos estudantes na modalidade. “Os pais devem incentivar os filhos a participarem das equipes de robótica do Colégio, pois isso pode mudar a vida deles, como está mudando a minha”, completa. 

O grupo de visitantes foi recepcionado no Campus da Indústria do Sistema Fiep pelo presidente da instituição, Carlos Valer Martins Pedro e pela Gerente Executiva de Educação, Fabiane Franciscone. 

“O Colégio Sesi da Indústria tem como foco apresentar a seus alunos as potencialidades do setor industrial e o ensino de robótica é um importante meio para estimular o interesse dos estudantes em relação a tecnologias cada vez mais utilizadas pelas empresas”, afirma Carlos Valter. “Essa troca de experiências com alunos de outros estados que têm se destacado internacionalmente é fundamental para que possamos aprimorar ainda mais nossa atuação nessa área”, acrescenta. 

A professora Luianne Rodrigues, técnica das equipes de Robótica Yottabyte FLL e Brontobyte FTC do Colégio Sesi da Indústria CIC, destaca a importância deste tipo de interação e troca de experiências para a motivação e o desenvolvimento das equipes de Robótica do Colégio. “Depois de conhecer de perto uma equipe com tanta bagagem, ficamos cheios de novas ideias. Já reunimos nossas equipes para ajustar e melhorar nossas metas, estratégias e ações para a sequência dos trabalhos. Seguimos treinando firmes, com muito comprometimento e dedicação”, diz a professora que explica sobre as expectativas para 2022. “Em março teremos a fase Regional da FLL, que será realizada no Campus da Indústria, em Curitiba e em maio teremos a etapa Nacional. Até lá, seguimos e buscando o nosso melhor”, completa. 

Além de conquistarem o 1º lugar geral na competição, a GearTech Canaã Goiás também conquistou o prêmio de Melhor Robô e o 3° lugar do prêmio Pensamento Criativo, competindo com 24 grupos do Canadá, Brasil, Austrália, China, Romênia, Alemanha, Rússia, Nigéria, México e Holanda.  

 

A Robótica no Colégio Sesi da Indústria  

No Colégio Sesi da Indústria, a Robótica é trabalhada dentro do currículo por meio das Oficinas Tecnológicas. Os alunos aprendem programação e desenvolvem atividades com kits de robótica educacional Lego Mindstorms Education Ev3, que estimula o aprendizado para as áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

A partir deste primeiro contato, os alunos têm a opção de aprofundar seus conhecimentos na área por meio das equipes de Robótica do colégio, participando do Torneiro Sesi de Robótica que, atualmente, possui três categorias: 

FLL- First Lego League: voltada para estudantes de 9 a 16 anos, a FLL tem como desafio a programação de um robô de Lego para cumprir missões. Nesta categoria, os alunos também precisam trabalhar em um projeto de inovação, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades comportamentais como trabalho em equipe, troca de experiências e resiliência, superando dificuldades. 

FTC- First Tech Challenge: voltada para estudantes de 14 a 18 anos, a FTC os alunos são desafiados a projetar, programar e construir um robô capaz de realizar tarefas. Nesta categoria, os robôs são maiores e o campeonato envolve alianças de equipes. Os alunos precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos. 

FRC - First Robotics Competition: nesta categoria, estudantes de Ensino Médio são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. É a categoria que oferece ao aluno a experiência mais próximo do mundo real das Engenharias. 

 

Matrículas Abertas 

As unidades do Colégio Sesi da Indústria e Colégio Sesi Internacional em todo o Paraná estão com matrículas abertas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, para o ano letivo de 2022, de acordo com a oferta de ensino de cada unidade. O Colégio Sesi Internacional em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa trabalha com ensino bilíngue para o Fundamental e Ensino Médio. Em Foz do Iguaçu, instalado dentro do Parque Tecnológico Itaipu, em território binacional, ele trabalha com o Ensino Médio trilíngue. As outras unidades do Colégio Sesi da Indústria no Paraná estão com matrículas abertas para a oferta de Ensino Médio que pode ser cursado de maneira concomitante aos cursos do Senai. Todas as informações sobre as matrículas estão disponíveis no site www.colegiosesi.com.br.