Notícias

Metodologias Ativas ajudam no aprendizado e na fixação do conteúdo

20/08/2021

compartilhe

Com objetivo de estimular os alunos no desenvolvimento de uma postura ativa e responsável diante da sua aprendizagem, promovendo a construção do conhecimento e facilitando os estudos posteriores para fixação do conteúdo, o Colégio Sesi da Indústria - Irati, utilizou o conceito da Metodologia Ativa para a construção do portfólio de estudos da disciplina de Biologia da 1ª série do Ensino Médio, organizando e concentrando as atividades em único documento.

“Por meio desta atividade, o educador entra como facilitador no incentivo às discussões, às pesquisas e à troca de aprendizagem, seja dentro ou fora da sala de aula. Isso torna o processo mais interessante e aumenta a concentração nos estudos, já que o aluno é estimulado pela autonomia, se tornando focado e participativo”, explica Rafael Ruteski, Coordenador Integrado de Educação do Colégio Sesi da Indústria de Irati.

A atividade faz parte do processo de avaliação individual dos alunos que, em decorrência da pandemia, ainda estão acompanhando as aulas em formato híbrido. “A utilização da metodologia ativa do portfólio na disciplina de biologia surgiu com o objetivo de suprir as necessidades referentes a organização, registros e construção de um aprendizado mais amplo e humanizado, buscando a subjetividade de cada aluno, ao possibilitar que cada um construísse o seu material respeitando sua individualidade”, explica a professora Regiane Volski, que também ressaltou o engajamento e envolvimento dos alunos com a ação. “Outro ponto a ser destacado é a satisfação dos alunos, pois conseguem visualizar o desenvolvimento do processo no final do trimestre e, mesmo com a possibilidade de construção em formato digital, devido ao ensino híbrido, muitos ainda optaram pela construção do portfólio físico, deixam na secretária do colégio para correção, demonstrando muito o seu envolvimento com o processo”.

Para a Izabella Ribeiro, colocar a mão na massa, construindo o seu próprio portfólio foi o que ajudou na fixação do conteúdo, sucesso na prova e nas aulas de laboratório. “A construção deste portfólio foi de extrema importância; fiz baseado nas minhas anotações durante as aulas e também pesquisas complementares sobre o conteúdo para aprimorar meus conhecimentos.  Dessa forma, observei que aprendi de fato, e não apenas decorei o conteúdo. Me ajudou muito na hora da prova e na aula do laboratório, pois pelo fato de construir meu próprio material percebi que estimulou a minha aprendizagem.”

Viu que legal o uso da Metodologia Ativa para a construção do conhecimento?! É isso o que chamamos de trabalhar a aprendizagem de forma significativa. Por meio de textos e desenhos, muitas vezes construídos com as próprias mãos, os alunos vivenciam, na prática, os assuntos abordados na teoria. Esse é o Colégio Sesi da Indústria – Irati. Para uma nova indústria, uma nova educação.