Notícias

4º Aulão do Superliga Terceirão aborda área de Ciências Humanas

Professor Silvester Dias da Silva apontou cartografia e clima como os temas mais cobrados em provas do Enem e vestibulares

24/08/2022

compartilhe

Mapa, tabela e gráfico servem para se ler, não para se ver.” Essa foi uma das primeiras frases ditas pelo professor Silvester Dias da Silva no 4º Aulão do Superliga Terceirão, sobre Ciências Humanas.

O evento foi realizado nesta quarta-feira, 24, na Escola Sesi de Referência da Indústria, em São José dos Pinhais, e transmitido ao vivo pelo Canal da Indústria do Sistema Fiep no YouTube para todas as unidades dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional no Paraná.

O professor convidado para o Aulão ressaltou que, para ter um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares de instituições públicas e privadas, é preciso ter repertório e conhecimento de mundo para responder às questões de atualidades, mas cartografia e clima são temas essenciais na área do conhecimento de Ciências Humanas. “Cartografia é um gênero textual, uma forma de comunicar que pode cair em questões de qualquer área do conhecimento. Já o clima é um tema visto em todas as provas do Enem, desde a primeira edição”, indicou Silvester.

Na primeira parte do Aulão, o professor explicou sobre a diferença entre croquis, plantas, cartas, maquetes e mapas, além dos tipos de projeções cartográficas. Já sobre clima, ele trouxe à luz elementos, fatores e tipos climáticos, fechando com os impactos ambientais.

O professor ainda deixou uma dica: entenda o que a projeção cartográfica quer evidenciar, porque pode ser um fator importante para indicar a alternativa correta.

Consultor de conteúdo de Geografia do Canal Futura - Fundação Roberto Marinho, professor membro do Coletivo YouTube Educação e Google Certified Educator, Silvester abordou os temas do Aulão de forma descontraída e descomplicada, com aplicação dos conceitos em situações cotidianas e resoluções de questões do Enem de anos anteriores.

Quer revisar esse conteúdo? Converse com o coordenador pedagógico da sua unidade para ter acesso à íntegra deste e de todos os outros Aulões apresentados.

E anote na sua agenda: o 5º Aulão do Superliga Terceirão será no dia 27 de setembro, com o tema Redação. Em breve, daremos mais detalhes por aqui. Fique ligado e não perca!