Programa socioemocional promove acolhimento para estudantes

05/03/2020
O programa PRAVIDA contemplará todos os estudantes da rede de ensino do Sistema Fiep

Um estudo realizado pela Universidade Columbia, nos EUA, concluiu que investir na inteligência socioemocional das crianças tem reflexos positivos em toda a comunidade: a cada dólar investido nas crianças, 11 dólares voltam para a sociedade. No Brasil, iniciativas já vêm ocorrendo para trabalhar esse tema no ambiente escolar. O Programa de Acolhimento e Valorização da Vida – PRAVIDA é um exemplo desse trabalho e existe desde 2017 no Sistema Fiep. “O programa reforça, de forma preventiva e interventora, os fatores de proteção em nossa rede de ensino. Além disso, promove o acolhimento de estudantes expostos a fatores de risco que venham a comprometer a sua saúde mental e causar desequilíbrio nas relações intrapessoais e interpessoais”, relata Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

A função do PRAVIDA é apoiar a construção de um espaço acolhedor aos alunos de todas as casas do Sistema Fiep: Sesi, Senai e IEL, por meio de profissionais da própria instituição de ensino, estudantes e seus familiares. O objetivo é auxiliar os estudantes a reconhecerem os próprios sentimentos, medos e anseios, a compreenderem as outras pessoas criando um ambiente escolar saudável.

O caminho trilhado por esse Programa percorre a capacitação de equipes de profissionais, em cada unidade, o planejamento de ações locais e o monitoramento de indicadores. Na formação das equipes PRAVIDA, leva-se em conta o perfil dos colaboradores para o acolhimento, que são capacitados de modo a instrumentalizá-los para a percepção, escuta e apoio aos estudantes que, sem um olhar atento e treinado, não seriam notados em suas fragilidades socioemocionais. Outra linha de atuação é o trabalho de prevenção, que inclui a sondagem de temas relevantes da comunidade escolar, plano de ação por escola, bem como a sensibilização de alunos e responsáveis. O PRAVIDA conta com uma equipe gestora estadual, que acompanha, orienta e apoia as equipes locais durante todo o processo.

Esta rede de atenção interna se conecta à rede de atendimento externa que é composta por instituições públicas e privadas, tais como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Faculdades e Universidades, por meio de suas clínicas-escola; planos de saúde e profissionais liberais da área de saúde mental; Conselhos Tutelares e o Ministério Público.

Somente em 2019, o programa esteve em 12 unidades do Sistema Fiep acolhendo estudantes do ensino médio, profissionalizante, de qualificação, técnico e superior. Em 2020 passará a acolher alunos de todas as unidades, desde a educação básica até o ensino superior.

O PRAVIDA foi desenvolvido de modo a trazer maior segurança a todos os envolvidos, com a clareza do papel dos profissionais que atuam na educação e de seus limites no apoio à saúde socioemocional dos estudantes.

Topo