Colégios apostam em espaços criativos para apoiar a formação de profissionais dinâmicos

05/03/2020

Em uma sociedade dinâmica, a educação de crianças e jovens deve acompanhar este dinamismo, de forma que os estudantes sejam mais motivados e tenham participação ativa e engajada no processo educativo. Por isso, muitas instituições de ensino estão apostando em metodologias diferenciadas, como é o caso do Colégio Sesi no Paraná, do Sistema Fiep. “No Colégio Sesi, buscamos promover uma educação criativa e alinhada com a indústria 4.0, formando jovens protagonistas que atuem de forma sustentável e socialmente responsável’, afirma Fabiane Franciscone, gerente de Educação Básica e Continuada do Sistema Fiep.

O Colégio Sesi, por meio de sua proposta pedagógica, tem um conjunto de estratégias para envolver os alunos em projetos, concursos, desafios de aprendizagem e outras iniciativas, incentivando o empreendedorismo, a criatividade e a inovação. Para uma didática mais efetiva, a instituição conta com uma estrutura de ambientes ativos de aprendizagem. “As salas de aula do Colégio são organizadas para atender a sua metodologia diferenciada, com carteiras adequadas para o trabalho em equipe e ajustáveis a atividades individuais”, explica Fabiane. “A estrutura é pensada de maneira que cada ambiente proporciona uma experiência de aprendizagem, incentivando diálogo, interação, atividades práticas e pesquisa”, aponta.

Além dos espaços que são próprios para oferta da Educação Básica, grande parte dos Colégios Sesi compartilham ambientes de aprendizagem com o Senai. Assim, os estudantes podem compartilhar de laboratórios de alimentos, mecânica, eletrônica, entre outros. Algumas unidades contam também com FabLabs e Espaços Maker. “Todos esses espaços, além da metodologia com oficinas de aprendizagem, os projetos extracurriculares, o uso de tecnologias, foram pensados para desenvolver competências e habilidades dos jovens. Nosso grande diferencial é aproximarmos os alunos da indústria, auxiliando-os no seu projeto de vida e carreira”, esclarece Fabiane.

Topo