Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




30/10/2016

Soluções que geram crescimento

São mais de cem serviços capazes de alavancar os negócios.

Investir em segurança e saúde no trabalho gera retornos visíveis aos negócios – é o que mostra pesquisa inédita do Sesi realizada entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016. O levantamento, que envolveu 500 médias e grandes empresas aponta que, para 48% delas, ações para aumentar a segurança no ambiente laboral e promover a saúde de trabalhadores reduzem as faltas ao trabalho. Para 43,6%, esses programas aumentam a produtividade no chão-de-fábrica e 34,8% apontam que essas ações reduzem custos. Para 76,4% dos entrevistados, a indústria brasileira deve aumentar a sua atenção ao tema nos próximos cinco anos.

O Sesi no Paraná oferece um portfólio com mais de cem soluções de Segurança e Saúde para que as empresas atuem em conformidade com a lei e os trabalhadores, em um ambiente saudável e seguro. Para contratar qualquer um dos serviços oferecidos, basta entrar no site e preencher o formulário. Na sequência, o atendimento seguirá da seguinte forma:

1- Assim que receber as informações, a área de mercado fará um mapeamento para identificar suas necessidades específicas.

2- A solicitação é encaminhada para um analista de negócios, que lhe retornará em até 48 horas para agendar uma visita.

3- O atendimento se dará através de equipe especializada e multidisciplinar de forma customizada e de acordo com as necessidades levantadas.

Entre os destaques dos serviços ofertados, estão as consultorias Gestão do Absenteísmo; Passivos Trabalhistas; Normas Regulamentadoras; eSocial e FAP/NTEP. Saiba mais sobre cada uma delas:

Gestão do absenteísmo

O programa, que objetiva apoiar a indústria na redução do impacto causado pelos afastamentos por doença e acidentes de trabalho contempla cinco passos: Avaliação Inicial (com a finalidade de identificar o nível de maturidade da indústria em relação ao controle do absenteísmo); Gestão dos Afastamentos (regulamentação de atestados, avaliação especializada dos trabalhadores e evitar encaminhamentos desnecessários ao INSS); Gestão dos Nexos Previdenciários (prevenir o enquadramento automático de benefícios do INSS), Gestão do Fator Acidentário de Prevenção (avaliação econômico-financeira dos acidentes), e Gerenciamento Epidemiológico dos Afastamentos (análise de causas e características dos afastamentos).

Com uma metodologia correta, a empresa consegue descobrir qual é a principal causa que leva aos afastamentos. Por exemplo: se for detectado que são problemas osteomusculares, é possível a adaptação dos postos de trabalho ou promoção de ações de saúde e prevenção para diminuir o problema.

Para saber mais sobre as perdas com o absenteísmo, clique aqui.

Passivos Trabalhistas

Com o objetivo de reduzir impactos causados pelo pagamento de multas e passivos trabalhistas, a consultoria propõe a criação de medidas protetivas, corretivas e preventivas diante da evidência de riscos existentes na empresa e, consequentemente, aumento na produtividade.

Entenda a importância da provisão dos passivos aqui

Normas Regulamentadoras

A falta de cuidado com a segurança e saúde do trabalhador faz com que hoje, no Paraná, 40% das ações fiscais sejam realizadas na indústria. Destas, 65% são transformadas em autuações, gerando multas. Cerca de 85% das fiscalizações ocorrem com foco em apenas nove das 36 Normas Regulamentadoras.

A consultoria em Normas Regulamentadoras objetiva orientar as empresas nas tomadas de decisões, tornando a segurança e a saúde no trabalho parte do negócio. São propostas soluções de acordo com as necessidades específicas de cada indústria, afim de reduzir custos, atender à legislação e reduzir as situações de risco.

eSocial

A implantação do eSocial - sistema que vai agregar informações de empregadores e empregados de todas as empresas no Brasil - pode, em um primeiro momento, representar algumas dificuldades para as indústrias que não têm atualmente um modelo de gestão específico. O eSocial vai impactar diretamente a rotina dos profissionais das empresas, que deverão estar atentos aos procedimentos obrigatórios do sistema.

A consultoria do Sesi foi estruturada para orientar as indústrias na correta implementação da ferramenta. São realizadas os detalhamentos da abrangência das solicitações, os impactos no dia a dia, indicações de adequações sistêmicas e processuais e a realização de diagnóstico, a fim de mapear a aderência da empresa no cumprimento do eSocial.

FAP/NTEP

Voltada às empresas que precisam implementar um processo de gestão sobre o Nexo Técnico Profissional ou do Trabalho (NTP) e Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP), além e implementar um processo de gestão sobre o Fator Previdenciário de Prevenção (FAP).

Acesse aqui e saiba como o FAP e os nexos influenciam diretamente a folha de pagamento da sua empresa e ainda, como contestar o índice até o final de novembro.

Com a metodologia correta e ações preventivas, é possível reduzir os custos com multas, tributos e afastamentos desnecessários e ainda tornar a empresa cada vez mais produtiva e competitiva. Para saber mais, acesse www.sesipr.com.br

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria