• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Sistema Fiep promove evento para discutir a prevenção de acidentes de trabalho

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




27/08/2018

Sistema Fiep promove evento para discutir a prevenção de acidentes de trabalho

Brasil é o quarto país do mundo com mais acidentes de trabalho. Em 2017, mais de 37 mil ocorrências foram causadas por queda

De acordo com o Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo com mais acidentes de trabalho. Os motivos variam entre a falta do equipamento de segurança, cansaço ou até mesmo distração. Em 2017, mais de 37 mil ocorrências foram causadas por quedas no ambiente de trabalho, de acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As mais de 1.100 mortes, 161 ocorreram por consequências de quedas.

Para debater a importância da segurança e saúde no trabalho, o Sistema Fiep traz um evento para discutir a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT). Na região sul do Brasil, a CANPAT 2018 tem como temas os adoecimentos relacionados ao trabalho, às quedas com diferença de nível e o eSocial. O evento ocorre no dia 30 de agosto, a partir das 8 horas, no Campus da Indústria.

A CANPAT é uma ação desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) em parceria com o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná. O objetivo é sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção. "Os acidentes provocam danos à integridade física e mental dos trabalhadores, ocasionando lesões simples, incapacitações temporárias ou, ainda, a morte", afirma Rosângela Fricke, gerente executiva de Segurança e Saúde para indústria do Sistema Fiep. "Por isso, é importante discutirmos formas de prevenção, pois acidentes podem ser evitados".

Neste ano, outro tema discutido no evento será o eSocial, ferramenta do Governo Federal que unifica o fornecimento de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e à utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício. O eSocial muda, significativamente, a rotina dos profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional, que precisam enviar eletronicamente a rotina dos profissionais da área.

Neste mesmo evento, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, apresentará uma inovadora plataforma de gestão de saúde e segurança de trabalho e promoção da saúde, o SESI Viva+, que auxiliará as empresas no atendimento às exigências do eSocial, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, saúde e segurança no trabalho. A solução tecnológica proporciona ganhos para a indústria e para os trabalhadores ao concentrar a gestão de dados em um ambiente único, também contribui na redução de riscos legais, na redução de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes e aumento da produtividade no trabalho.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.sesipr.org.br/canpat2018/.

Serviço

CANPAT 2018

Quando: 30 de agosto

Onde: Campus da Indústria

Horário: 8h às 18h

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria