• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Sesi promove campanha do Outubro Rosa com unidades móveis

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




02/10/2017

Sesi promove campanha do Outubro Rosa com unidades móveis

O programa realiza exames nas indústrias e desde 2014, mais de 800 pessoas foram encaminhadas aos hospitais

O câncer de mama é a doença com maior incidência e mortalidade na população feminina em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), só no ano de 2016, no Brasil, foram diagnosticados 57.960 casos novos de câncer de mama em mulheres, sendo o mais frequente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, publicada em 2015, a mamografia ainda é o método mais indicado para rastreamento na rotina de prevenção. O Projeto Cuide-se Mais – Prevenção do Câncer, do Sesi, já diagnosticou, desde 2014, mais de 60 mil pessoas em cidades de todo o Paraná, com mamografias e exames de papanicolau, PSA (Antígeno Prostático Específico) e análise de pele para prevenir também os outros tipos de câncer.

Atualmente, existem três unidades móveis do Cuide-se Mais em operação no Paraná. Desde 2014, o programa oferece parcerias com indústrias para a conscientização e agendamento de exames para empresas parceiras do Sesi. De acordo com a coordenadora do projeto, Fabiana Tozo, são feitos em média, 90 exames por dia, e entre os serviços oferecidos está o diagnóstico inicial de câncer de mama, de pele, colo de útero e próstata. “Os exames feitos na empresa funcionam com agendamento prévio para cada funcionário. Como alguns demandam preparação, entramos em contato com o departamento de Recursos Humanos, para que se verifique o número de funcionários interessados em participar. E então organizamos exames”, explica.

Dependendo do resultado do diagnóstico, se o paciente estiver em um nível mais crítico, ele é encaminhado para hospitais parceiros do projeto. Segundo dados do Cuide-se Mais, entre 2014 e 2016, já foram encaminhados mais de 800 casos para exames complementares em hospitais. Desse número, 564 são mulheres. Um dos médicos parceiros do projeto é o radiologista Jocelito Ruhnke. Para ele, campanhas como essa resultam em diagnósticos com maior chance de resolução, já que em 95% dos casos há chance de cura, se o câncer tiver um parecer precoce. “A medicina evolui a cada dia, mas a conscientização da população ainda é o mais importante. Não adianta existir método para cura, se o paciente não faz exames de rotina ou tem receio de ir ao médico”, explica.

Agenda

O Sesi organiza a agenda das unidades móveis pelas cidades, conforme as solicitações das empresas. Em outubro, o serviço vai passar por algumas cidades como Maringá, Cianorte, Curitiba, Telêmaco Borba, Cascavel e Francisco Beltrão. Após o mês do Outubro Rosa, o projeto Cuide-se Mais continua e as empresas interessadas podem buscar mais informações no site do Cuide-se+ e procurar a unidade Sesi mais próxima para agendamento da visita ou pelo telefone (41)3271-8918.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria