Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




13/07/2017

Sesi no Paraná oferece turmas de EJA

Oportunidade transforma a vida das pessoas que participam

Selma Perandré parou de estudar na adolescência. Como supervisora de limpeza de uma fábrica de adesivos, em Curitiba, sentia falta de ter maior conhecimento e de escrever melhor. Aproveitou a oportunidade de uma nova turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, no começo desse ano, colocou em prática os planos de estudar de novo.

Aos 47 anos, se arrepende de não ter retomado antes. Todas as terças-feiras vai para a aula presencial, no Sesi Boqueirão, muito estimulada a terminar o Ensino Fundamental. “A mudança na vida da gente é muito grande. Até a autoestima melhora e parece que a gente volta a viver”, explica Selma, que conta ter sempre recebido o incentivo do marido, também aluno da EJA, e do casal de filhos – um já na faculdade e a outra estudando para o vestibular.

“Desde que as aulas começaram, não faltei nenhuma vez. E não vou parar por aqui. O plano é fazer o Ensino Médio na sequência. Meu filhos brincam que vou chegar à graduação”, conta.

Trabalhando na área da Construção Civil há cerca de quatro anos, Gilmar Ferreira de Lima, de 31 anos, voltou a estudar depois de muitos anos. Sua maior motivação para retomar o Ensino Fundamental foi dar incentivo à esposa, Jessica Drabeski, de 18 anos, que também tinha parado no Ensino Médio porque mudou de cidade e não conseguiu vaga quando chegou a Curitiba.

Juntos, seguem nas quintas-feiras ao Instituto Robert Bosch, um dos parceiros do Sesi na oferta de turmas do EJA. “Um dá apoio ao outro”, assegura Gilmar, que acredita que ter uma escolaridade melhor vai ajudá-lo a ter um emprego mais promissor no futuro. “Vamos ficando mais velhos e pensando em arranjar um trabalho mais leve”, diz.

Jessica fala que a proposta de estudar em casa e ir às aulas em apenas um dia na semana é interessante. “Fica menos cansativo depois de um dia de trabalho. Além disso, tudo o que a gente faz tem uma recompensa no final. E cada encontro da turma traz algo diferente e que a gente leva para a vida toda”. Funcionária de uma panificadora, Jessica está decidida a fazer um curso superior. “Ainda não sei qual, mas antes quero fazer um curso técnico”.

Selma, Gilmar e Jessica compõem o grupo dos 800 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos do Sesi no Paraná. Destinada a aqueles que não puderam terminar os estudos, a EJA é um serviço tradicionalmente oferecido pela instituição, mas que passou a ser oferecido de forma semipresencial há cerca de cinco anos.

De acordo com a coordenadora técnica de Negócio da gerência de Educação Básica e Continuada do Sesi no Paraná, Raquel de Oliveira e Silva do Nascimento, “o maior benefício da EJA é o retorno ao estudo das pessoas e o fato de que possam crescer nas suas áreas de atuação, sendo protagonistas das suas vidas”.

O programa pode ser uma opção pessoal ou de empresas que desejam dar a seus colaboradores a oportunidade de elevar a escolaridade e ajudar a realizar o sonho de concluir os estudos.

Atualmente existem turmas em 38 unidades do Sesi no Paraná, e também em algumas empresas, como a Bosch, que firmou a parceria com o Sesi para atender à comunidade ao entorno da indústria, no bairro Vila Verde, atendendo a mais de 80 alunos em quatro turmas. Podem participar pessoas da comunidade em geral e trabalhadores da indústria com idade acima de 18 anos.

As empresas interessadas em oferecer a EJA a seus colaboradores, firmam uma parceria com o Sesi e indicam os alunos. Os benefícios são estendidos aos dependentes, com idades mínimas de 18 anos.

As aulas são pela internet, mas há uma presencial por semana. O material didático tem linguagem direcionada e há acompanhamento pedagógico. O curso é desenvolvido em módulos, com o estudo de uma disciplina por vez, o que permite ao aluno focar mais na matéria. Ao final do curso, o aluno recebe o Histórico Escolar de conclusão da fase que fez (Ensino Fundamental ou Médio).

Os interessados em saber mais sobre o EJA podem acessar o site da EJA,


Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria