• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Sesi contribui com o desenvolvimento sustentável da Ilha Rasa em Guaraqueçaba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/04/2016

Sesi contribui com o desenvolvimento sustentável da Ilha Rasa em Guaraqueçaba

Atuação do Sesi no Paraná fortalece vínculos e promove ações ambientais

Há dois anos e meio, moradores da Ilha Rasa, em Guaraqueçaba, estão atuando para mudar a realidade da Ilha. Esse foi o início do trabalho desenvolvido pelo Sesi Paraná com a realização de diversas ações voltadas para a questão ambiental com foco no resgate do senso comunitário para a transformação local, além do empoderamento das lideranças locais.

O objetivo, além de resgatar o senso de pertencimento e fortalecer o vínculo entre os moradores, foi difundir a cultura e conscientização ambiental em uma comunidade que sobrevive fundamentalmente da atividade pesqueira e do cultivo de ostras.

Todas as atividades desenvolvidas na Ilha estavam relacionadas à educação ambiental, com a disseminação de atitudes sustentáveis e posturas ambientalmente responsáveis para toda a comunidade, como reaproveitamento dos resíduos, a formação de agentes ambientais mirins, e a construção das praças de coleta para o descarte correto dos resíduos; além de outras iniciativas nas áreas de saúde.

A ideia a partir de agora é que os projetos se mantenham sempre ativos com a ampliação e adesão de mais formadores locais. “O Sesi no Paraná contribuiu para que a comunidade se empenhasse em pensar e realizar iniciativas que tornassem a Ilha Rasa mais limpa e mais saudável”, disse o presidente da Associação e Moradores de Ilha Rasa, Gamelas e Ponta do Lanço, Mauro Fernandes.

 

Confira algumas das atividades realizadas pelo Sesi:

₋ Semana Comunitária Ilha Rasa com palestras e oficinas para reaproveitamento dos resíduos como: reciclagem do óleo de cozinha para fazer sabão, reaproveitamento do pescado e da casca do camarão e reutilização de embalagens.

₋ Sensibilização dos ilhéus quanto à importância do manuseio adequado dos resíduos, orientando-os quanto a separação de 100% dos resíduos, classificando-os em secos e molhados (rejeitos e recicláveis) para o descarte correto nas praças de coleta.

- Realização do Programa de Educação Ambiental na Ilha Rasa com a capacitação de 22 adolescentes como Agentes Ambientais Mirins para ensinamentos teóricos e práticos relacionados ao meio ambiente, dando ênfase à necessidade de conservação e manutenção de um ambiente saudável.

- Construção das Praças de Resíduos, devidamente identificadas, para acondicionamento dos resíduos antes de serem transportados a Guaraqueçaba.

formatura

guaraqueçaba

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria