Juízes defendem o novo Seguro Acidente de Trabalho

 

Juízes defendem o novo Seguro Acidente de Trabalho

 

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) se posicionou a favor das alterações promovidas no ano passado no cálculo do Seguro Acidente de Trabalho (SAT).

Através de uma requisição ao Supremo Tribunal Federal (STF), a entidade foi parte interessada na ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que contesta a nova metodologia adotada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Procuradoria-Geral da República (PGR) também encaminhou parecer ao Supremo no mesmo sentido, alegando improcedência da ação. Ajuizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Adin nº 3.931 questiona a mudança no SAT feita pela Lei nº 11.430, de 2006.

A legislação estabelece que a relação entre as atividades das empresas e as doenças consideradas como de alta incidência em cada segmento passe a determinar a alíquota do SAT, que antes era fixa. A intenção da lei foi acabar com a subnotificação dos acidentes de trabalho.

Mas a CNI alegou que, dessa forma, os acidentes estariam baseados em um critério de presunção. Além disso, para a CNI, a nova regra fere a liberdade de diagnóstico do médico do trabalho. Enquanto a Adin não é julgada, algumas instituições se posicionam contra os argumentos da CNI. De acordo com a Anamatra, o novo cálculo do SAT não é inconstitucional, pois a lei oferece oportunidade da empresa contestar a presunção de nexo causal estabelecida. Além disso, ainda combate a demora na perícia médica.

Comentários - Deixe seu comentário

por João Wisniewski - Quarta-feira, 07 de Julho de 2010 - 10:47:44 - Comentar

Acho até muito branda o novo SAT. Só botando a mão no bolso dessas empresas para elas se concientizarem que a prevenção é o caminho...


por Antonio Cortez Morais - Terça-feira, 17 de Novembro de 2009 - 10:57:54 - Comentar

As empresas que estão se mobilizando contra o novo SAT/FAP, deveriam mandar um assistente social na casa dos familiares de um seu ex- empregado falecido por motivos de acidente ou doença do trabalho e constatar o que representa a ausencia do falecido para seus familiares.


Deixe seu comentário

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Não será divulgado
Cidade (obrigatório) UF (obrigatório)
Site
Seu blog ou página pessoal
Mensagem




 Li e aceito o termo de responsabilidade online
1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
2. São um espaço para troca de idéias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de idéias.
   Aceito receber comunicação da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
 
Acompanhe
FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Direitos Reservados
Av. Candido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba/PR - Fone: 0800 648 0088