O IMPACTO DO DECRETO 6.042/2007 NAS EMPRESAS
A nova Legislação Previdenciária é, neste momento, um dos assuntos mais importantes para as indústrias, de todos os portes e setores. É imprescindível que a empresa conheça as mudanças introduzidas pelo Decreto 6.042/2007 e se adaptem à situação imposta pela lei, a fim de evitar desembolso com indenização do trabalhador, por doença ocupacional, e também aumento na alíquota do Seguro de Acidente de Trabalho.
Preocupados com essa situação, os sindicatos empresariais e o Sesi Paraná, passam a ofertar para as indústrias Clínicas Sociais específicas sobre o tema.
Já estão previstos para esse segundo semestre uma série de eventos, a partir de uma iniciativa conjunta com o Conselho Temático de Relações do Trabalho do Sistema Fiep, que será desenvolvida em parceria com os sindicatos empresariais.
Nas Clínicas Sociais são abordados os seguintes temas: Gestão da Segurança do Trabalhador; Gestão da Saúde do Trabalhador, e Geração de Provas para Proteção Administrativa e Jurídica.
Indústrias interessadas devem fazer contato com seu respectivo sindicato para confirmar a adesão.
CONHEÇA MAIS SOBRE A NOVA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
Impacto sobre a alíquota do SAT
- Outro ponto importante na análise do aumento de notificações de doenças relacionadas ao trabalho é o seu impacto na alíquota do Seguro de Acidente de Trabalho, pago pela empresa.
- Em janeiro de 2009, entra em vigor o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que é um indicador do desempenho da empresa no que se refere à saúde e segurança.
- O FAP terá impacto direto no Seguro de Acidente de Trabalho, podendo reduzir a alíquota em 50% ou, ao contrário, dobra-la, dependendo desempenho preventivo da empresa.
Envie para um amigo