• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Saiba como garantir a segurança e a saúde do trabalhador da indústria

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




26/09/2016 - Atualizado em 27/09/2016

Saiba como garantir a segurança e a saúde do trabalhador da indústria

Para garantir mais segurança e saúde aos trabalhadores da indústria, empresas investem em programas que impactam diretamente na produtividade

Os números impressionam. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o Brasil registra, em média, 700 mil acidentes de trabalho por ano. Embora com uma leve tendência de queda de 3%, muitas empresas ainda apresentam um ambiente bastante preocupante que resultou, em 2014, em mais de 251 mil afastamentos com mais de 15 dias e também em óbitos de 2.783 trabalhadores.

Dos cerca de 700 mil acidentes de trabalho, 68% das vítimas são homens, em sua maioria jovens com menos de 30 anos, sendo os traumatismos responsáveis por 70% desses afastamentos. No caso das mulheres, 78% delas são afastadas devido a transtornos mentais, doenças do sistema nervoso ou doenças osteomusculares e do tecido conjuntivo.

segurança1

É por isso que para promover a segurança e saúde do trabalhador, o que evita os afastamentos que resultam em falta de produtividade e ônus financeiro, é imprescindível que as empresas conheçam a fundo suas realidades e de seus colaboradores, para poder agir de maneira assertiva. Dependendo de cada caso e área de atuação, é possível implementar programas de prevenção às doenças mais recorrentes e de adequação das normas de segurança.

“É prioridade investir na prevenção, pois é o método mais eficaz e barato”, afirma José Antonio Fares, superintendente do Sesi no Paraná, instituição reconhecida pelos serviços de segurança e saúde para a indústria. “A prevenção impacta diretamente na produtividade dos trabalhadores, que mais seguros e saudáveis, se sentem mais dispostos para as atividades do cotidiano dentro e fora do ambiente de trabalho”, completa.

segurança2

Entre os exemplos das soluções disponíveis no mercado estão as consultorias em ergonomia, que adequam os equipamentos de forma que não prejudiquem quem o opera; os laudos técnicos, que identificam o cumprimento da legislação; avaliações de higiene ocupacional, que avaliam agentes químicos e físicos nocivos à saúde dos trabalhadores; programas de controle médico de saúde ocupacional, que detecta possíveis danos à saúde do trabalhador causado pelos riscos existentes; além de exames e consultas que checam o estado de saúde dos trabalhadores.

Há 70 anos o Sesi no Paraná oferece serviços de Educação e Segurança e Saúde para o trabalhador da indústria com o propósito de impulsionar o setor. Atualmente, conta com um portfólio com mais de 100 soluções de Segurança e Saúde para que as empresas atuem em conformidade com a lei e os trabalhadores, em um ambiente saudável e seguro. Entre os destaques estão as consultorias Gestão do Absenteísmo; Passivos Trabalhistas; Normas Regulamentadoras (NRs); eSocial e FAP/NTEP. Quer saber mais? Acesse o site do Sesi.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria