Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




12/05/2011

Programa ViraVida

Inserção social a partir da educação profissional, aliada à educação básica continuada e atendimento psicossocial

Para quem:
Jovens e adolescentes em situação de exploração sexual.

Sobre o ViraVida

O ViraVida objetiva a inserção social a partir da educação profissional, aliada à educação básica, educação continuada e atendimento psicossocioeducativo que, aliado a um leque de oportunidades sustentáveis assegura a profissionalização, o cuidado com a saúde, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e encaminhamento dos participantes ao mundo do trabalho.

Abertura de novas turmas do ViraVida - Paraná 

No mês de outubro de 2014, iniciaram-se as aulas para 48 novos alunos do Programa ViraVida de Curitiba, 50 jovens do ViraVida Foz do Iguaçu e 56 jovens do ViraVida Londrina. Esses jovens farão os cursos de qualificação profissional de Auxiliar Administrativo e de Operador de Computador através do Pronatec Senai e Senac.

Neste período foi realizado também o acolhimento destes novos jovens. Este período de acolhimento foi composto por atividades psicossocioeducativas, as quais contemplaram a integração dos novos alunos à proposta do Programa e aos colegas do ViraVida que estão nas demais turmas em curso. Neste período ocorreu ainda a construção coletiva do Acordo de Convivência – documento que contêm os direitos e os deveres dos alunos do ViraVida.

Além dos alunos novos, participaram da construção do Acordo de Convivência os docentes, as famílias, a equipe técnica do Programa, os colaboradores das instituições parceiras, tanto do Sistema S quanto das instituições públicas que encaminham os jovens para o ViraVida. 

Seminário Estadual – O Poder Jovem: A Arte de Reinventar a Vida através do empreendedorismo juvenil na comunidade.

A proposta do seminário foi construída com base no projeto de intervenção comunitária organizado pela equipe técnica, professores e alunos do ViraVida. Pretende-se através do seminário estadual apresentar a ação comunitária nas diversas formas de expressões artísticas destacando o empreendedorismo e o protagonismo juvenil na comunidade. Desta forma, será realizada também a “rodadinha da empregabilidade” oportunizando aos jovens a vivência de uma entrevista de trabalho e o envolvimento das empresas nas ações do Programa ViraVida e também as oficinas do empreendedorismo juvenil com o grupo da Junior Achievement e a oficina- orientação vocacional com o IEL. Destaca-se também a realização da feira da empregabilidade com a parceria das empresas do Paraná. 

Ações Comunitárias: 

Curitiba: Os alunos realizaram as atividades comunitárias na comunidade da Vila Verde – CIC. Os beneficiários desta ação foram 75 crianças entre 8 à 9 anos da Escola Municipal América da Costa Sabóia e os jovens participantes do programa federal PROJOVEM. As atividades foram: teatro de fantoches, oficinas sobre a reciclagem do lixo, prevenção ao uso de drogas e dicas para o cuidado aos riscos e exposição nas mídias sociais e a violência, oficina de construção de brinquedos com materiais recicláveis. 

Foz do Iguaçu: foi realizada a horta comunitária de hortaliças na Escola Municipal Zizo. Os beneficiários da ação foram 150 crianças que nas refeições terão as hortaliças fruto do trabalho dos jovens do ViraVida. 

Londrina: com o objetivo de incentivar os pequeninos a  brincar e descobrir coisas novas e produtivas desde cedo, os jovens do ViraVida, organizaram a oficina de contação de histórias. Eles mesmos contaram, com fantoches também feitos por eles, as histórias da “Chapéuzinho vermelho” e dos “3 porquinhos”, onde as crianças tiveram a chance de aprender, se divertindo, a lidar com os perigos do caminho, pois “o lobo mau passeia sempre ali  por perto” e que é “devagar e com esforço que se conquistam as coisas e “a segurança da casinha de tijolo” dos 3 porquinhos”. As crianças também ganharam de brinde, os kits confeccionados pelos alunos que levaram para suas casas, afim de incentivar a relação de brincadeira e prazer com seus pais.     

Mais informações:

E-mail: viravida@sesipr.org.br
Site: http://viravida.org.br/

 

 

 

Sesi   Serviço Social da Indústria (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR   0800 648 0088