• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Programa ViraVida apresenta propostas para nova etapa de atuação no Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




19/06/2017 - Atualizado em 20/07/2018

Programa ViraVida apresenta propostas para nova etapa de atuação no Paraná

Café da manhã foi oferecido a representantes de instituições parceiras

O Programa Vira Vida, desenvolvido pelo Sesi no Paraná, promoveu nessa quarta-feira (14/06) um café da manhã para representantes de instituições interessadas em encaminhar crianças e jovens ao programa, bem como apoiadores e parceiros.

O Programa ViraVida, criado no Brasil em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, atendeu no Paraná entre 2010 e 2016 mais de 900 jovens com idades entre 15 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com pesquisas realizadas pela instituição, o programa provocou impacto social na vida dos jovens atendidos pelo programa, pela transformação de suas vidas e de suas famílias.

Maria Cristhina Rocha, gerente de Articulação Estratégica do Sesi no Paraná, fez a abertura do encontro realizado em Curitiba destacando a importância da rede de atuação. ?Não faz sentido existirmos sozinhos. Temos que atuar em rede e enalteço o papel de cada um que está aqui representando uma instituição parceira?.

A gerente disse ainda que ?somos articuladores do projeto, acolhemos esses jovens em nossa instituição. E estamos aqui juntos para encontrar as melhores formas de tratar dessa situação. Vamos hoje renovar nosso compromisso em mais essa etapa do programa?, afirmou.

Nova etapa

Durante a reunião técnica foi apresentada a proposta da nova etapa do programa, o cronograma e o esclarecimento de dúvidas referentes aos encaminhamentos dos jovens ao processo seletivo que os encaminha para empresas parceiras em aprendizagem.

Para a coordenadora do programa, Karin Odette Bruckheimer, ?o encantamento dos jovens é uma das premissas do programa, no desenvolvimento de potencialidades, no reconhecimento do jovem de seus talentos, no seu projeto de vida e no seu direito a sonhar!?

Representante do CREAS Boqueirão, Charli Padilha elogiou o trabalho do ViraVida e ressaltou que a inserção dos jovens no mercado de trabalho é sempre um resultado muito bom, mesmo que o índice alcançado ainda não seja o desejado. ?O desafio é aprendermos a despertar o desejo desses jovens para participar do programa. Aprendermos a regar a semente que eles têm do desejo de melhorar as próprias vidas?, disse.

Incentivo a participar

Momento importante do encontro foi o depoimento de Paulo Ricardo dos Santos, de 25 anos, que participou da primeira turma do ViraVida, em 2010. O jovem viveu em instituição de acolhimento desde os dois anos de idade e mais tarde morou na Chácara 4 Pinheiros. Pela instituição foi incentivado a participar do programa, quando descobriu que queria ser educador.

Atualmente Paulo está concluindo o curso de Pedagogia pela Faculdade da Indústria e atua como educador social na Associação Iniciativa Cultural Passos da Criança, com crianças de 5 a 12 anos, em atividades de contraturno escolar.

Seus sonhos vão muito além: quer fazer uma pós-graduação em Pedagogia Social e Direito Educacional.

Paulo reforçou no encontro a importância do ViraVida para ?virar sua vida?. ?Esse programa é fundamental para o educando porque será estimulado a estudar e a desenvolver seu projeto de vida, principalmente porque a maioria ainda se encontra em situação de vulnerabilidade?, concluiu.

Sobre o programa

Iniciado em 2008 como um programa piloto em Fortaleza, o ViraVida atualmente está presente em 11 estados brasileiros e ainda em El Salvador, país da América Central.

No Paraná foi implantado em 2010, nas cidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina. A primeira formatura foi realizada em novembro de 2011. Até hoje, são nove turmas formadas em Curitiba, dez em Foz e treze em Londrina.

Os jovens são encaminhados ao Programa pelas instituições governamentais e não governamentais (Creas, Cras, Conselhos Tutelares, Unidades de Acolhimento). A execução do programa envolve todos os parceiros do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senat e Sebrae).

Processo de seleção

O Programa ViraVida deu início no Paraná a mais um processo de seleção de novas turmas de aprendizagem para 2017 - 2019.

A instituição interessada em apoiar esses jovens deve encaminhar para o programa a ficha de inscrição e o relatório preenchidos ? uma ficha e um relatório por candidato. Em Curitiba, inscrição, relatório e cópia de documentação devem ser encaminhados para o e-mail viravida@sesipr.org.br, ou ainda protocolados no Campus da Indústria. Mais informações pelo telefone: 3271-9546. O prazo para encaminhamento das fichas é 30 de junho.

 

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria