Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




04/05/2018 - Atualizado em 09/04/2019

Programa ViraVida



Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi Nacional, o ViraVida apoia jovens com idade entre 15 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. 

Ao utilizar uma tecnologia de intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades. O objetivo é a transformação de vidas por meio da inserção no mercado de trabalho, incluindo a participação em programas de Aprendizagem, realizados em parcerias com empresas.

Além de capacitação profissional, o programa oferece apoio psicossocial aos jovens. Uma das principais metas do ViraVida é garantir direitos fundamentais de acesso à educação, a profissionalização e à dignidade.

O programa está presente em 11 estados brasileiros e também em El Salvador. No Paraná, o ViraVida existe desde 2010 e já atendeu mais de 900 jovens. Desde 2014, o projeto mantém uma parceria com a Itaipu Binacional por meio do Termo de Cooperação Técnica entre Sesi, Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu.

Por meio da intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades, para alcançarem a transformação em suas vidas.

Durante 6 meses os jovens participam da "Pré-Aprendizagem" por meio de diversas oficinas em Foz do Iguaçu e Curitiba:

  •  Resgate da autoestima, Desenvolvimento Humano, Projeto de Vida - SESI
  • Rodas de Terapia Comunitária Integrativa - SESI
  • Direitos Humanos, Cidadania, Valores Sociais do Trabalho - SESI
  • Língua portuguesa /produção de texto, Matemática e Robótica - SESI
  • Determinação Empreendedora - SEBRAE e Junior Achievement
  • Educação Ambiental e Sustentabilidade - UFPR
  • Saúde, lazer e cultura - SESC e SESI
  • Informática - PTI
  • Permacultura, Comunicação Não Violenta e Qualificação de Recursos - PTI

Após este período os jovens são encaminhados às empresas parceiras para o processo seletivo e contratação por meio do Programa de Aprendizagem em parceria com o SENAC, SENAI ou SENAT entre outras Instituições Formadoras.

Durante todo o Programa a equipe interdisciplinar realiza o acompanhamento das famílias e/ou responsáveis atuando em rede com o Sistema de Garantia de Direitos.

Por que ser uma empresa parceria

Sem custo para a empresa parceira, o programa ViraVida tem relação com a Lei de Aprendizagem, a qual prevê que empresas de médio e grande porte tenham em seus quadros entre 5% a 15% de jovens na condição de aprendiz.

Mas, mesmo que a empresa não esteja obrigada, pode ser uma opção interessante para treinamento e contração novos colaboradores. Entenda por quê:

  • Ao empregar um Jovem Aprendiz, a empresa tem a oportunidade de formar um profissional de acordo com o perfil desejado pela organização e que, por isso, tem um grande potencial de crescimento.
  • A contratação do Jovem Aprendiz também é uma ação de responsabilidade social porque além de contribuir com um futuro mais promissor aos jovens e impede que muitos se envolvam em ações ilícitas.
  • Esse tipo de contratação tem vantagens e incentivos fiscais, como pagamento de apenas 2% de FGTS, dispensa do aviso prévio remunerado e isenção da multa rescisória.

Por meio do programa ViraVida, as empresas conseguem desenvolver o potencial do seu colaborador contando com o apoio do Sesi no Paraná, por meio de:

  • Encontros bimestrais com a empresa para em conjunto potencializar as competências emocionais e sociais atreladas às competências técnicas requeridas às suas funções.
  • Acompanhamento psicopedagógico e social do aprendiz, a fim de monitorar o seu desempenho, auxiliando-os a lidar com eventuais dificuldades no ambiente do trabalho.
  • Workshops dirigidos às empresas, instituições formadoras em temáticas de interesse com objetivo de propiciar estratégias e habilidades capazes de gerar engajamento dos aprendizes para o alcance dos objetivos do programa de aprendizagem profissional.

Quero ser uma empresa parceira

Para se tornar um parceiro, empresas de Curitiba ou Foz do Iguaçu devem entrar em contato com o Sesi no Paraná.

Junto com uma equipe que inclui orientador pedagógico, assistente social e psicólogo, o responsável da empresa vai alinhar o perfil do aprendiz necessário, área e função em que vai atuar na empresa. Não há custo para aderir.

Para mais informações, entre em contato por e-mail viravida@sesipr.org.br ou por telefone (41) 3271-7148.

.