Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




SUSTENTABILIDADE23/09/2015

Ilha Rasa recebe curso de capacitação de agentes ambientais mirins

Atividade é uma das iniciativas incentivadas pelo Sesi no Paraná para a promoção do desenvolvimento local

Com o objetivo de preparar os crianças e jovens para serem multiplicadores capazes de levar a comunidade a adotar posturas ambientalmente corretas e sustentáveis, no próximo sábado (26) acontecerá o lançamento do Curso de Capacitação de Agentes Ambientais Mirins, na Ilha Rasa, em Guaraqueçaba. A ação surgiu a partir da metodologia do Arranjo Educativo Local (AEL), desenvolvida na Ilha Rasa desde 2013, por meio do Sesi no Paraná. A capacitação envolverá 25 agentes ambientais mirins de 10 a 18 anos, com finalização prevista em fevereiro de 2016.

O curso pretende abordar várias temáticas que proporcionem ações a serem desenvolvidas com a comunidade. Questões como cidadania, desenvolvimento humano, problemas ambientais globais e locais, importância da coleta seletiva, da reciclagem e do saneamento básico, serão alguns dos temas abordados na capacitação.

Para o morador Adalto Mendes dos Santos, a questão do lixo é o problema mais alarmante, principalmente, por a Ilha Rasa ser uma área de preservação ambiental. “Decidimos  construir um barracão e sensibilizar a comunidade a fazer a coleta seletiva. Cada um levará o próprio resíduo para esse barracão e a prefeitura recolherá para dar o destino correto”, pontua.

Com relação aos agentes ambientais mirins, o morador acredita ser um passo essencial no trabalho de sensibilização. “Vai ser importante, porque eles serão treinados para mostrar a todos o dever de dar o destino correto aos resíduos. Além disso, será algo contínuo, para poder realmente ter um resultado efetivo”, diz.

Arranjo Educativo Local em Ilha Rasa

Desde outubro de 2013, a comunidade de Ilha Rasa trabalhou com três temáticas: o desenvolvimento humano, o fortalecimento de laços e o desenvolvimento sustentável. Foram realizadas atividades relacionadas à história da pessoa, bem como seus valores, sonhos e expectativas. Depois, aconteceu o convívio social, trabalhando a confiança e cooperação. A partir disso, o grupo organizou o Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade Ilha Rasa: + Sustentável, + Saudável, + Limpa.

 A partir disso, o grupo estabeleceu algumas ações como a regularização da associação de moradores, formação do comitê para compra de materiais para construção das praças de coletas, mutirão para construção das praças de coletas e para limpeza do passivo. “A metodologia do Arranjo foi um passo importante. Em parceria com o Sesi, com a comissão formadas por voluntários, a associação e agora, os agentes mirins, temos ferramentas importantes para melhorar a  qualidade de vida e a saúde da população, que estão totalmente ligadas a questão do lixo”, finaliza Adalto.