Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




FINALIZAÇÃO04/09/2015

Alunos da Guarda Mirim realizam ação de conscientização ambiental

A ação aconteceu na Ilha do Mel, como parte do trabalho do Arranjo Educativo Local

Depois de vivenciarem a metodologia do Arranjo Educativo Local, os alunos da Guarda Mirim de Pontal do Paraná colocaram em prática todo aprendizado obtido com a realização de uma ação de finalização, no último sábado (29).  Desde maio, os alunos participaram de atividades que foram divididas em três momentos e, para finalizar a metodologia, decidiram realizar uma ação de conscientização ambiental na Ilha do Mel.

clique para ampliarclique para ampliarAluna informa moradores sobre a importância de cuidar do meio ambiente. (Foto: Divulgação)

Durante o dia, 42 alunos conversaram com os moradores, comerciantes e turistas da região para conscientizá-los quanto ao descarte correto de óleo de cozinha, limpeza da caixa d’água, gestão de resíduos e problemas de saúde decorrente da degradação ambiental. A realização da ação levou em conta as reflexões realizadas durante os encontros, as habilidades e talentos do grupo.

De acordo com a presidente da Guarda Mirim, Vani de Borba, a maioria deles não conhecia a Ilha do Mel mesmo morando perto. Então, a vontade deles participarem começou a partir da escolha do local. “Todos eles gostaram, até falei com as facilitadoras do Arranjo para agendarmos mais atividades assim, pois queremos estar sempre em contato com o aprendizado. Eles gostam de ter esse tipo de atividade, pois é algo diferente”, pontua a presidente.

Segundo a facilitadora do Arranjo, Karin Bruckheimer, o trabalho com a Guarda Mirim teve como enfoque a Educação Transformadora. “A atividade estimulou as aprendizagens fundamentais – ser, fazer, conhecer e conviver –, a cidadania e o sentimento de pertença dos educandos ao participarem da ação de mobilização em educação ambiental, aplicada na Ilha do Mel”, finaliza a facilitadora.