• HOME
  • >
  • Exames Toxicológicos

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




26/10/2016 - Atualizado em 09/08/2017

Exames Toxicológicos

Sobre o serviço

Em março deste ano entrou em vigor em todo o território nacional a Lei Federal 13.103 que obriga os motoristas das categorias C, D e E – caminhões, micro-ônibus, ônibus e veículos com reboques acoplados – a realizarem exames toxicológicos de larga janela de detecção para a renovação da CNH. Os testes devem ser realizados também previamente à admissão de motoristas e quando forem demitidos. O Sesi no Paraná tem contrato com um dos seis credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e oferece o serviço para as indústrias de todo o Estado. 

Para isso, a empresa solicitante deve emitir uma requisição de exames ao Sesi e encaminhar o trabalhador para a unidade mais próxima. O laboratório credenciado, por meio de sua rede de laboratórios, realiza a coleta (o exame é feito através de fios de cabelos, pelos ou pedaços de unha). Em dez dias úteis a empresa recebe um relatório médico, informando se houve ou não o uso de sustâncias psicoativas por parte do trabalhador nos últimos 90 dias.

O Brasil está no terceiro lugar do ranking de mortes no trânsito. Apesar de serem apenas 4% da frota nacional, os veículos pesados são responsáveis por 38% dos acidentes nas rodovias federais.

Além do exame, o Sesi no Paraná oferece consultorias customizadas às empresas para traçar estratégias e políticas de prevenção ao uso do álcool e outras drogas por meio do programa Cuide-se +, que busca levar saúde para o trabalhador da indústria mediante a prevenção e a educação.

Para quem?

  • Motoristas categoria C, D e E. 

Benefício para a empresa

  • Cumprimento de legislação
  • Controle médico da saúde do trabalhador

Se interessou?

Consulte a unidade mais próxima clicando AQUI.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria