• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Evento comemorou 500 anos da Reforma Protestante e a evolução da indústria gráfica

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




28/06/2017

Evento comemorou 500 anos da Reforma Protestante e a evolução da indústria gráfica

As atividades, promovidas pelo Sigep/Abrigraf-PR, em parceria com o Sistema Fiep, aconteceram de 19 a 24 de junho, em Curitiba
O Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná – filiado à Fiep -  e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná) realizam todos os anos o InformAÇÃO – Fórum Paranaense de Tendências para a Indústria Gráfica. Em 2017, ao chegar à 16º edição, o InformAÇÃO deixa a sede do Sigep/Abigraf-PR e inova, tendo em seu escopo atrações no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e na Unidade Portão do Sistema Fiep, com exposição do Museu da Bíblia, exposição de tipos móveis, de equipamentos e de vários objetos que marcam a história dos mais de 200 anos da indústria gráfica no Brasil, além de palestras e inauguração de novas instalações da Área Gráfica.
 
A convite do Sistema Fiep, o Sigep/Abigraf-PR encamparam a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante, principalmente por estar ligada à evolução da indústria gráfica. Em 1517, o padre Martinho Lutero, em Wittenburg, na Alemanha, discordava de uma série de ações da Igreja Católica, como a de cobrar por perdão dos pecados. Ele lutava por transformações e, entre os feitos, traduziu a Bíblia para o Alemão para que o povo tivesse acesso a ela, o que até então era privilégio dos sacerdotes. A partir daí e com os tipos móveis de Gutenberg, foram possíveis a impressão em grande escala e a disseminação da informação, o que contribuiu para o crescimento da indústria gráfica.


 
O InformAÇÃO foi aberto no dia 19 de junho,  no Campus da Indústria do Sistema Fiep (Auditório Mario De Mari). No dia 20, a atração foi a palestra “A Reforma Protestante: Os impactos na Educação e os Reflexos na Indústria Gráfica”, com Marcos Meier, Adeildo Nascimento e o professor Paschoal Piragine Jr. No dia 21,  na Unidade Portão do Sistema Fiep, a palestra ficou a cargo de Manoel Manteigas de Oliveira, que é diretor de Tecnologia da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e um dos grandes expoentes do setor gráfico no Brasil. Ele falou sobre “Educação: Fator Crítico para o Sucesso das Empresas”. Em seguida, houve a inauguração das novas instalações da Área Gráfica. No dia 22, , no Campus da Indústria (Auditório Caio Amaral), a palestra foi “A Reforma Protestante e a Impressão Gráfica na Transformação Social”, com Patrick Reason e Makenson Marques.

No dia 23, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, aconteceu o 15º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho.  Também fez parte do InformAÇÃO a exposição de artigos gráficos, com os livros Memórias e Histórias da Indústria Gráfica, O Legado de Gutenberg e a Indústria Gráfica Brasileira e os 70 anos do Sigep, além de pedras litográficas, tipos móveis, entre outros). A exposição aconteceu no Átrio do Campus da Indústria, de 19 a 24 de junho e teve visitas guiadas de escolas públicas e privadas.
“A educação é um dos pilares do Sistema Fiep e este é um evento que conta como um setor industrial contribuiu para a disseminação do conhecimento. Ao apoiarmos esse grande projeto, reforçamos também nosso compromisso de promover a educação”, disse José Antonio Fares, Superintendente do Sesi e diretor regional do Senai no Paraná.
 
Oportunidade - Para o presidente do Sigep, Abilio de Oliveira Santana, este formato do InformAÇÃO foi uma oportunidade do Sigep/Abigraf-PR mostrar parte da história da indústria gráfica. “Por sugestão da Fiep, o Sigep/Abigraf-PR encamparam a ideia de comemorar os 500 Anos da Reforma Protestante e os seus reflexos na evolução da indústria gráfica. Foi uma oportunidade para levarmos a mais pessoas o entendimento da importância da indústria gráfica para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”.
 
Segundo Oliveira, o evento esteve mais encorpado com o alto nível dos palestrantes e com a inclusão na programação da inauguração das novas instalações da Área Gráfica. “O pleno funcionamento da Oficina Gráfica sempre foi uma bandeira do Sigep/Abigraf-PR por ser ela um instrumento de capacitação e de qualificação de profissionais para o nosso setor. É uma grande conquista, que dá ainda mais importância ao InformAÇÃO”.
 
O presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, avaliou como uma grande inovação este formato do evento. “Estamos ampliando a abrangência do InformAÇÃO para mais pessoas, de outros setores, com temas de grande interesse. Ainda mais nesse momento de crise na economia, é uma forma inovadora de apresentarmos o quão importante é a indústria gráfica para o país. Além disso, a parceria com a Fiep nos possibilitou uma maior visibilidade da comunidade industrial em nosso estado”.


Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria