Sesi no Paraná realiza Curso Avançado de eSocial
Publicado em 11/10/2018
O treinamento reuniu cerca de 60 colaboradores de instituições parceiras do Sistema Fiep



Para orientar e capacitar os profissionais que orientam empresas para a melhor implementação do eSocial, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, realizou durante a primeira semana de outubro, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Ministério do Trabalho, Previdência Social, Receita Federal, Sebrae PR e Senar PR, o Curso Avançado de eSocial. 

O Curso teve 32 horas de imersão em conteúdos práticos e teóricos sobre a nova plataforma do Governo Federal, que reúne em um só lugar, todas as informações trabalhistas, financeiras e previdenciárias das empresas. Para Marcos Antonio Salustiano da Silva, Sustentador do eSocial da 9ª Região Fiscal da RFB (Paraná e Santa Catarina), o eSocial veio para facilitar, tanto o dia a dia das empresas no envio dos dados da vida laboral, quanto a consulta desses dados por parte de instituições como Receita Federal e Caixa Econômica Federal. 

?O nosso objetivo neste Curso Avançado de eSocial, foi detalhar toda a estrutura e integração entre os layouts e tabelas da plataforma e assim trazer um conjunto de informações aprofundadas sobre cada etapa necessária na hora de inserir os dados no sistema, por isso, se os layouts não forem corretamente preenchidos, esses erros vão impactar no resultado final, então é muito importante que os profissionais que vão orientar as indústrias e os que vão realizar a inserção, estejam atentos a todos os processos para evitar erros e cobranças equivocadas?, completa Salustiano.


Para explicar o funcionamento e recolhimento do FGTS na era do eSocial, o Curso contou com a palestra de Marco Aurélio Nobrega, Assistente Pleno da área de FGTS na Caixa Econômica Federal. ?A principal dúvida dos participantes deste curso era a respeito da qualificação cadastral dos colaboradores e, mesmo que isso seja uma responsabilidade individual dos trabalhadores, os empregadores ficam como corresponsáveis, afinal se as informações como PIS, NIS e CPF estiverem incorretas, as empresas enfrentam problemas para relatar no eSocial?, afirma Marco Aurélio.

Aproximadamente 60 profissionais parceiros estiveram presentes na capacitação, para Juliano Dunis, contador e orientador da área de produtores rurais do Senar PR, o curso esclareceu muitos questionamentos específicos que ele encontra diariamente na sua rotina, como por exemplo, de quem é a obrigação de relatar as informações dos trabalhadores em casos de empresas que possuem filiais. Já para o técnico em segurança do Sistema Fiep, unidade de Francisco Beltrão, Cleverson do Nascimento, as aulas práticas foram fundamentais para ampliar e aprofundar os tópicos sobre layouts e tabelas que são conhecimentos extremamente importantes na hora de prestar orientações nas consultorias na área de SST.


Confira todos os assuntos abordados durante a semana de curso:

 - eSocial quebrando paradigmas;
- Aspectos Conceituais, Premissas e a Relação com o SPED;
- Alterações no Cadastro;
- Sistema de segurança da informação e aspectos técnicos;
- Entendendo o eSocial;
- Eventos do eSocial;
- Tabelas do eSocial x Tabelas do empregador;
- Integrações entre as Tabelas;
- Eventos Iniciais e de Tabelas;
- Cadastramento inicial dos Trabalhadores.
- Eventos Não Periódicos;
- Eventos de Saúde, Segurança do Trabalhador ? SST;
- Demais Eventos não periódicos;
- Notas de Documentação Evolutiva ? NDE;
- Eventos Periódicos;
- Eventos de Remuneração x Eventos de Pagamento;
- Regime de Competência x Regime de Caixa;
- Demais eventos periódicos do eSocial;
- Fechamento dos Eventos Periódicos;
- Movimento ? situação: com ou sem movimento;
- Eventos Totalizadores do eSocial;
- EFD;
- Reinf;
- DCTF Web;
- Consulta Qualificação Cadastral;
- Alterações no Cadastro da Receita Federal, CAEPF e CNO;
- MEI, como fica no eSocial;
- Apresentação Caixa Econômica Federal;
- Qualificação Cadastral, como funciona na Caixa Econômica Federal;
- Nova GUIA (GRFGTS) Caixa Econômica Federal.

O Sesi pode ajudar sua empresa a simplificar o eSocial.
Entre em contato conosco.
Ainda em dúvidas sobre o eSocial?
Baixe aqui a cartilha informativa.

O que você precisa saberVer todos
ContadoresVer todos