Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




04/07/2017

INSCRIÇÕES: NÚCLEO AUDIOVISUAL CURITIBA LAB SESI/PR

Cinema
  • DATA INÍCIO: 03/07/2017
  • TÉRMINO: 14/08/2017
  • HORA INÍCIO: 13:00
  • TÉRMINO: 00:00

O Serviço Social da Indústria – SESI/PR abre inscrições para o processo de seleção de roteiristas, cineastas e/ou pessoas com interesse em desenvolver/aprimorar suas competências no Núcleo de Dramaturgia Audiovisual - Curitiba LAB SESI/PR.

No ano de 2017 o Núcleo Audiovisual passa por uma reformulação e apresenta o CURITIBA LAB SESI/PR, em parceria com o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que prevê módulos de imersão nas Documentário e Série. Em todas as etapas produtores e roteiristas passarão por acompanhamento e orientação de renomados profissionais do audiovisual, que se debruçarão sobre os projetos a fim de apontar suas forças e fraquezas e orientar os produtores de modo a tornar seus projetos mais atraentes e realizáveis.

OBJETIVOS

 Criar um núcleo de desenvolvimento e aperfeiçoamento de roteiristas e de realizadores audiovisuais que se torne referência na área audiovisual brasileira;

 Oferecer um processo de excelência focado no aprimoramento de talentos em elaboração de roteiros e projetos audiovisuais;

 Incentivar a criação de projetos audiovisuais que expressem novas visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas;

 Estabelecer um intercâmbio dos roteiristas locais com profissionais de destaque no cenário nacional e internacional.

  

Módulo Documentário Criativo para Cinema ou TV

Serão selecionados 8 projetos de documentários paranaenses.

Os orientadores serão divulgados na abertura da inscrição para o módulo.

 Período de Inscrições: 03 de julho a 13 de agosto de 2017.

Clique aqui para acessar o Edital

Ficha de inscrição

 O material deverá ser enviado exclusivamente pela web para o endereço nucleocinema@sesipr.org.br

Selecionados



Os consultores do Módulo Documentário serão: Larissa Figueredo (documentarista) e Deboraj Osborn (produtora) eEduardo Baggio (documentarista, professor da UNESPAR)

 

LARISSA FIGUEREDO

Larissa Figueiredo é cineasta, produtora cultural e professora. Estudou Letras na UnB; Teoria do Cinema na Université Lumière Lyon 2, na França, e Artes Visuais/Cinema na Haute École d’art et design de Genève, na Suíça, onde teve aula com artistas como Miguel Gomes, Albert Serra e Apichatpong Weerasethakul. O Touro, seu primeiro longa-metragem como roteirista e diretora, recebeu o prêmio do IX Concurso de Roteiros Rucker Vieira, teve sua estreia mundial no 44º Festival de Roterdã e foi exibido em mais de 30 eventos nacionais e internacionais. Em 2016, escreveu e dirigiu, junto com Rafael Urban, o último episódio da série "O Som e o Tempo", de direção geral de Caetano Gotardo e Marco Dutra e produção da Dezenove Som e Imagens & Canal Brasil. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de duas séries televisivas, Inara, contemplada no Prodav 04/2014 e Meninas de Santo, contratada pelo CineBrasilTv, com previsão de produção para 2018. Além destes trabalhos, Larissa desenvolve o roteiro de dois longas-metragens de ficção: "Agontimé" e "Matar um dragão na Capadócia". "Agontimé", seu projeto mais recente, recebeu o Prêmio FIDLab Sublimage e foi aprovado dentro da Carteira de Projetos da produtora Sto Lat Filmes, contemplada com o Edital de Núcleos Criativos PRODAV 03/2014, e conta com a consultoria de roteiros de Lucrecia Martel, Karim Aïnouz e Rodrigo Moreno. Desde 2016, Larissa está à frente da Cazumbá Filmes, tendo produzido e distribuído projetos de diversas tipologias, desde obras de curtas e longas-metragens, até projetos mais experimentais. Atualmente também assina a produção executiva dos longas-metragens "Continente", de Tomás von der Osten, "Tu i Tam", de Rafael Urban, e o colombiano "Tantas Almas", de Nicolas Ricon Gille, todos em fase de desenvolvimento ou pré-produção. Larissa foi professora convidada de direção e produção na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Cuba e integra o quadro docente da Pós-Graduação em Cinema: projetos, processos e reflexões, da Universidade Positivo, em Curitiba.

 

 

DEBORAH OSBORN

Mestranda em Cinema pela Goldsmith College–University of London, Deborah Osborn começou sua carreira em cinema nos longas metragens “Carandiru” (Hector Babenco) e “Nome Próprio” (Murilo Salles). Foi júri e palestrante em diversos festivais, como o South by Southwest, Festival de Gramado, Rio Market e Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Deborah também leciona semestralmente o curso “Documentário para Cinema e TV” no Centro Cultural O_Barco.Além de sócia-fundadora da bigBonsai, Deborah é responsável pela Produção Executiva de todos os projetos de entretenimento da produtora. Dentre eles, vale destacar o projeto multiplataforma Dominguinhos, que consistiu num documentário para cinema e numa webserie em 8 episódios para internet. A webserie conta com mais de 3,3 milhões de visualizações e o filme para cinema é sucesso de crítica e público. Deborah foi curadora e produtora da mostra de cinema e workshop “Kevin Macdonald – Um Olhar Plural”, em parceira com o Festival Cultura Inglesa. O evento aconteceu em junho de 2017 no MIS.Recentemente, Deborah foi a única brasileira selecionada para participar da edição de 2017 do EAVE Producers Workshop, um dos principais encontros da rede europeia de empreendedores do audiovisual que reúne 52 profissionais de 39 países em 3 semanas intensivas workshop ao longo do ano. 

 

EDUARDO BAGGIO

Eduardo Baggio é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese “Da teoria à experiência de realização do documentário fílmico”. Professor do curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná). Coordenador do CINECRIARE - Grupo de pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (Unespar/Cnpq). Membro coordenador do GT Teoria dos Cineastas da AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento) e coordenador do ST Teoria dos Cineastas da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Tem textos resultados de suas pesquisas publicados em revistas como Cine Documental, Doc Online, Galáxia e Cognítio. É um dos organizadores dos livros “Teoria dos cineastas, Vol.1 - Ver, ouvir e ler os cineastas” e “Teoria dos cineastas, Vol.2 - Propostas para a teoria do cinema”. Atua também como cineasta com ênfase em documentarismo, tendo dirigido três longas-metragens e mais de dez curtas-metragens. Seu último filme é o curta “João e Maria”.

Sesi   Serviço Social da Indústria (Paraná)   Direitos Reservados
Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR