Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




17/03/2017

Hipertensão

Hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão nas artérias, o que faz com que o coração exerça maior esforço do que o necessário para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 140 mmHg para a sistólica e entre 60 e 90 mmHg para a diastólica.

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, tromboembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crônica e insuficiência cardíaca. Mesmo moderado, o aumento da pressão sanguínea arterial está associado à redução da esperança de vida. Segundo a American Heart Association é a doença crônica que ocasiona o maior número de consultas nos sistemas de saúde, com um importantíssimo impacto económico e social.

No caso dos hipertensos, uma das primeiras mudanças que devem ser adotadas é a redução significativa do sal e ingestão de gorduras, o peso corporal precisa ser controlado sim.

Os hábitos alimentares saudáveis aliados às atividades físicas são essenciais para o controle da hipertensão arterial. Alguns alimentos também ajudam a controlar a pressão, como as frutas, carnes magras, cereais integrais, legumes, oleaginosas, frutas secas, coco, leites e muito mais. A prática regular de exercícios físicos é essencial para todas as pessoas, e quem já tem problemas cardiovasculares é preciso ter orientação médica e acompanhamento de um profissional da área.

Embora a hipertensão arterial crônica não tenha cura, ela pode ser controlada quando realizado o tratamento corretamente. É importante a terapia não só com medicamentos quando necessário, mas com medidas de bons hábitos alimentares e atividade física.

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE