Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/05/2013

Câncer de pele

O câncer de pele é o tipo com maior número de casos no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos descobertos no país.

Tem grandes chances de cura se for detectado precocemente, por isso a importância do autoexame e de visitas regulares ao médico.

A doença atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos, de pele clara, com cabelos loiros ou ruivos. É rara em crianças e negros.

É causado principalmente pela exposição aos raios ultravioleta do sol. Aumentam os riscos do aparecimento da doença exposição à radiação e a agentes químicos como o arsênico. As pessoas com maior risco de apresentar esse tipo de câncer são aquelas que trabalham sob o sol.

PREVINA-SE

  • Use filtro solar sempre que for sair ao sol.
  • Proteja-se com boné, guarda-sol e, para quem trabalha sob o sol, com chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
  • Evite bronzeamento artificial.
  • Faça o autoexame e fique atento a lesões que coçam, sangram ou mudam de forma. 

EXAME

Você deve visitar o dermatologista sempre que tiver alguma pinta ou mancha suspeita. Para isso, é importante fazer o autoexame da pele, seguindo estes passos:

  • Em frente a um espelho, levante os braços e examine seu corpo de frente, costas e lados.
  • Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas.
  • Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas e a região genital.
  • Sente e examine a planta e o peito dos pés e entre os dedos.
  • Use um espelho de mão para examinar o couro cabeludo, pescoço e orelhas.
  • Examine costas e nádegas.

Procure um médico caso encontre feridas que demorem mais de quatro semanas para cicatrizar, sinais que mudam de cor, forma ou tamanho, manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram.

TRATAMENTO

O tratamento do câncer de pele dependerá do estágio da doença. O mais indicado é a cirurgia, porém, casos de pequena extensão podem ser tratados até mesmo com remédios tópicos (pomada). Em alguns casos, são indicadas radioterapia e quimioterapia. 

10 DICAS PARA SE PREVENIR

Dica 01: Proteção o ano inteiro: No verão, as pessoas se lembram mais de usar protetor solar pela maior intensidade dos raios solares. No entanto, o cuidado com a proteção solar no rosto e no corpo deve ser em todas as estações do ano.

Dica 02: Fator de proteção ideal para os diferentes tipos de pele. Pele clara: acima de 50, pele morena: acima de 30, pele com tendências a manchas e pintas: acima de 60.

Dica 03: Quantidade ideal de protetor solar: rosto e corpo: uma colher de chá. Corpo: nove colheres de chá.

Dica 04: Comece com antecedência. O ideal é aplicar o filtro solar pelo menos meia hora antes da exposição ao sol. O filtro demora cerca de 20 a 30 minutos para surtir efeito.

Dica 05: Tempo recomendável para repassar o protetor solar: três horas.

Dica 06: A necessidade de filtro solar em dias nublados. A nuvens não protegem do sol. Elas refletem os raios UVA e UVB que são raios que queimam sua pele e causam envelhecimento precoce.

Dia 07: cubra-se. Vestir roupas leves é o melhor. A fibras naturais, como algodão, são as mais frescas. Abuse de cores leves, que refletem o calor, e não escuras, que o absorvem.

Dica 08: Escolha o chapéu certo. Escolha um chapéu com uma aba de pelo menos 8 cm em volta. Os bonés deixam as orelhas e o pescoço descobertos, portanto, eles não são a melhor escolha para a proteção do sol.

Dica 09: efeitos da luz do escritório. Quem fica exposto à luz artificial ou trabalha o dia todo na frente do computador pode, sim, estar sujeito a alguns danos na pele. As lâmpadas e os computadores emitem raios que são nocivos à pele. Por isso, antes de sair de casa, aplique protetor solar e repita o procedimento ao longo do dia para garantir um efeito melhor.

Dica 10: Fique fora do sol. Fique fora do sol tanto quanto possível, especialmente entre às 11 e às 16h. Procure um lugar na sombra, protegendo-se com um guarda-chuva ou guarda-sol, e programa atividades ao ar livre fora desses horários para minimizar a exposição.

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE