Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/05/2013

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens. Cerca de 30% daqueles com mais de 50 anos terão a doença e, entre os que têm mais de 80 anos, esse número pode alcançar 80%.

É causado pelo crescimento exagerado da próstata, uma pequena glândula localizada na pelve do homem, que produz parte do sêmen.

A doença pode ser facilmente diagnosticada em seus estágios iniciais, por meio de exames de toque e de sangue. Isso faz com que as chances de cura cheguem a 80%. 

Os fatores que levam a esse tipo de câncer passam por influências genéticas e ambientais. Quem teve pai ou irmão diagnosticado com a doença tem até dez vezes mais riscos de apresentá-la. Hábitos alimentares, uso de substâncias químicas e tabagismo também podem acarretar a doença. 

PREVINA-SE

  • Faça o exame de toque a partir dos 45 anos anualmente.
  • Faça também o exame de sangue (PSA), mas lembre-se de que ele sozinho não é totalmente eficaz para o diagnóstico.
  • Tenha uma alimentação rica em fibras, frutas e verduras e corte gorduras de origem animal.
  • Não fume.
  • Diminua o consumo de álcool.
  • Faça atividades físicas.

EXAME

Homens com mais de 45 anos devem fazer exames para rastrear o câncer de próstata todos os anos. O mais eficaz é, mesmo sem apresentar sintomas, procurar o urologista e fazer o toque retal e o exame de sangue para a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).

Os dois exames são simples, baratos e, combinados, são a melhor forma de diagnosticar o câncer em estados iniciais, aumentando significativamente as chances de cura. Não deixe de fazer por medo, vergonha ou insegurança. Esses exames podem salvar sua vida!

TRATAMENTO

O tratamento do câncer de próstata dependerá do estágio do tumor e da idade do paciente e deve levar em conta o controle da doença e a manutenção da qualidade de vida.

Entre as opções estão a radioterapia, os tratamentos hormonais e as cirurgias. Nesse último caso, podem ocorrer complicações, como incontinência urinária ou impotência sexual. A boa notícia é que hoje já existe tratamento para essas questões.

 

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE