Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/05/2013

Os números do câncer

NO MUNDO

  • 8 milhões de pessoas morrem em todo o mundo por causa do câncer anualmente.
  • Um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.
  • O número de casos de câncer e mortes pela doença deve dobrar em todo o mundo nos próximos 20 a 40 anos.
  • Mamografias de rotina diminuem em 25% a mortalidade por câncer de mama
  • O câncer de colo de útero ocorre a partir de uma lesão que, no estágio inicial, é curável em até 100% dos casos. A lesão progride de forma lenta por 10 a 20 anos, até atingir a etapa em que a cura se torna mais difícil.
  • Exames periódicos diminuem em mais de 70% as mortes por câncer de colo de útero.
  • A incidência de câncer de próstata em homens com mais de 50 anos é maior que 30%, aumentando progressivamente, até aproximadamente 80% aos 80 anos.

BRASIL 

  • Estima-se, para o Brasil, biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer, para cada ano. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma (cerca de 170 mil casos novos), ocorrerão 420 mil casos novos de câncer. O cálculo global corrigido para o sub-registro, segundo MATHERS et al., aponta a ocorrência de 640 mil casos novos. Essas estimativas refletem o perfil de um país que possui os cânceres de próstata, pulmão, mama feminina e cólon e reto entre os mais incidentes, entretanto ainda apresenta altas taxas para os cânceres do colo do útero, estômago e esôfago.
    Os cânceres de próstata (68 mil) em homens e mama (60 mil) em mulheres serão os mais frequentes.

Homem

Próstata (31,7%),

Pulmão (8,7%),

Intestino (8,1%),

Estômago (6,3%)

Cavidade oral (5,2%).

Mulher

Mama (29,5%),

Intestino (9,4%),

Colo do útero (8,1%),

Pulmão (6,2%)

Tireoide (4,0%)


PARANÁ

  • A estimativa* é de que o estado do Paraná registre, em 2018, 24.830 casos de câncer em homens  e 18.750 em mulheres. Total de 43.580 casos.

  • No estado, assim como no Brasil, a maioria dos casos é de câncer de pele (7.850), seguido por câncer de próstata (5.480) e câncer de mama (3.730).

* Os números de 2018 ainda não foram consolidados.
* Fontes: Inca (Instituto Nacional de Câncer) e programa Cuide-se+

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.