Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




29/05/2013

Tratamento

Apoio para a família

O diagnóstico do câncer pode assustar toda a família. É preciso, porém, manter a tranquilidade e apoiar o paciente na busca de informações, questionando o médico sobre o prognóstico e as alternativas de tratamento.

Procure ajuda psicológica para todos os membros da família. A informação é uma grande aliada. Estimule o paciente a procurar terapias alternativas que possam ajudar na melhoria da qualidade de vida, como acupuntura e o uso de fitoterápicos – sempre com orientação do médico. Ajude a criar um ambiente positivo e otimista para o paciente.

Apoio para o paciente

É natural que o diagnóstico do câncer assuste o paciente e sua família. Nesse primeiro momento, porém, é preciso buscar o máximo de orientação possível.

Seu médico o encaminhará para um oncologista ou para um hospital de referência da região. Tire todas as suas dúvidas, questione o médico sobre o prognóstico, suas alternativas e sobre o que você pode fazer para ajudar o tratamento a dar certo.


É importante manter uma atitude otimista. Procure ajuda psicológica especializada durante o tratamento.

Muitos hospitais têm equipes multidisciplinares, que contam também com nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais. Faça uma dieta saudável e adequada ao tratamento.

Terapias alternativas também ajudam na melhoria da qualidade de vida, como acupuntura e fitoterapia – comunique sempre o seu médico sobre o uso desses tratamentos. 

Procure também se informar sobre os seus direitos. Por lei, o paciente com câncer pode, entre outras coisas, sacar o dinheiro do FGTS (Fundo Garantidor do Tempo de Serviço), do PIS/Pasep, receber auxílio-doença e ter abatimento no Imposto de Renda.

Receba acesso ao conteúdo exclusivo do Programa Cuide -se + Prevenção ao Câncer no botão abaixo.

Tenha acesso ao Conteúdo Exclusivo do Cuide-se +

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE