Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




27/07/2017

CUIDE-SE+ EIXO ATIVIDADE FÍSICA - Por quê?

O absenteísmo, as despesas de saúde relacionadas a maus hábitos de vida, e os reflexos na produtividade são exemplos das dificuldades que comprovam a necessidade do conhecimento dentro das organizações.

Conforme pesquisa realizada pelo Sesi em 2016, através do levantamento de informações do Sistema de Avaliação do Estilo de Vida e Produtividade (SAEVP), identificou-se que a média de trabalhadores Inativos Fisicamente no Paraná aumentou de 37,33% em 2015 para 39,18% em 2016¹.

A importância da priorização do indicador relacionado Inatividade Física, se dá por conta do mesmo ser um dos principais fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como diabetes tipo 2, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, doença cardiovascular, osteoporose, algumas formas de câncer (colo e mama), cálculos biliares e depressão².

Pesquisas anuais realizadas destacam que as taxas de sobrepeso e obesidade nas empresas no Brasil variam entre 40% e 60%. "É um índice alarmante, e que apresenta tendência de crescimento". De acordo com um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado em outubro de 2010, os gastos com planos de saúde e cuidados médicos de uma pessoa obesa são, em média, 25% maiores que os de indivíduos com peso normal³.

No Brasil foi identificado que 66% dos gastos em saúde são atribuídos às doenças DCNT em todo o País7, tais doenças têm ligação direta com inatividade física destes indivíduos, que por serem inativos exigem 54% mais em tempo de internação do que pessoas ativas6, e custam até 36% mais em despesas de saúde6.

Desta forma podemos identificar que a prática regular de exercício físico, apresentam efeitos benéficos na prevenção e tratamento de algumas doenças como hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade, sendo este um dos principais remédios para a manutenção da saúde dos indivíduos4;

O exercício físico traz inúmeros benefícios não somente para sua saúde, mas também para saúde de sua empresa, pois segundo pesquisas funcionários ativos fisicamente tem redução média de 2 a 5 dias ano de afastamento5, tal resultado nos remetem a identificar que de certa forma se torna mais importante atuar na prevenção do que somente em ações curativas.

Atualmente temos identificado que as empresas que têm se conscientizado quanto a estas questões, estão cada vez mais competitivas no mercado atual, estando à frente de seus concorrentes, na busca incessante de ações capazes de atender suas necessidades, em relação aos seus processos de tomada de decisão, identificando possibilidades para a resolução de gargalos e reduzindo custos com saúde do trabalhador, aumentando sua produtividade e competitividade.

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE