Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




09/09/2013

Diabetes

Você sabe o que é Diabetes?

É uma doença caracterizada pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Esse aumento é causado por um defeito na ação e/ou na produção da insulina (que é um hormônio produzido pelo nosso pâncreas). Ela é responsável por manter as concentrações de açúcar no sangue dentro de valores normais.

Isso pode ocorrer porque, simplesmente, o seu corpo gerou isso (Diabetes tipo I) ou por você ter produzido muita insulina durante a sua vida por excesso no consumo de doces e carboidratos simples e refinados (Diabetes tipo 2).

É importante salientar que não é só consumir muitos doces que te leva a ser diabético, e sim, um estilo de vida. Se você costuma ingerir muita bebida alcoólica (mesmo que seja só no final de semana), fuma (mesmo que seja só 1 cigarro por dia), não pratica atividade física regular (pelo menos 30 minutos, 3 vezes por semana) e consome mais carboidratos e alimentos processados do que comida de verdade (arroz, feijão, frutas e vegetais) – você é um forte candidato a ser diabético!

Pessoas com sobrepeso, obesidade e principalmente, aquela “barriguinha de chopp” ou com a circunferência abdominal elevada podem ter mais chance de manifestar Diabetes.

A glicose ou açúcar no sangue é importante para termos energia para trabalhar, estudar e executar as funções do nosso corpo. Porém, quando a glicose está muito elevada, ela pode causar danos nos nossos órgãos como cegueira, insuficiência renal (quando os rins diminuem sua função ou param de funcionar), doenças cardíacas, pressão alta, dificuldade de cicatrização (pé diabético) e até Doença de Alzheimer.

Para se obter o diagnóstico do diabetes basta que o médico ou nutricionista solicitem exames laboratoriais de dosagem da glicose, em jejum. Se a sua glicemia de jejum estiver acima de 125mg/dL fique atento!

A glicose é considerada normal,  em jejum,  se estiver entre 70 mg/dL e 99mg/dL.

Preste atenção nos sintomas comuns no diabetes

  • muita sede
  • vontade de urinar muitas vezes
  • fome exagerada
  • visão embaçada
  • perda de peso rápida
  • infecções repetidas na pele ou mucosas
  • machucados que demoram a cicatrizar
  • cansaço inexplicável
  • dores nas pernas por causa da má circulação.

Esses sintomas são comuns quando as concentrações de açúcar no sangue estão bastante elevadas. Porém, nem sempre o diabético apresenta sintomas, pois muitas vezes é uma doença silenciosa.

A sua alimentação contribui para a prevenção e tratamento do diabetes. Alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples ou refinados devem ser evitados quando a pessoa já for portadora de diabetes. Para se prevenir, deve-se consumir com moderação e preferir alimentos ditos comida de verdade como frutas, vegetais, arroz, raízes, leguminosas (feijões), carnes e laticínios magros. Evite consumir alimentos prontos para consumo, frituras e doces. Sua saúde agradece!

Para prevenir, tratar e /ou conviver bem com o diabetes é mandatória a adoção de um estilo de vida saudável, com prática regular de atividade física e alimentação balanceada. Para quem estiver acima do peso, é fundamental emagrecer, já que a glicemia se altera (baixa), quando a gente perde peso.

UNIDADE MÓVEL DE PREVENÇÃO AO CÂNCER

O programa Cuide-se + possui uma unidade de atendimento móvel que percorre todo o estado atendendo as indústrias paranaenses.CONHEÇA A UNIDADE MÓVEL

REVISTA ELETRÔNICA CUIDE-SE +

Conheça a revista eletrônica e tenha ainda mais informações importantes para sua saúde.ACESSE A REVISTA GRATUITAMENTE